Veja abaixo os painelistas do Afro Presença.
Cargo: Professora da FMU
Bio: Profissional com 21 anos de atuação no mercado de comunicação. Formada em Jornalismo. Gestora e professora de cursos de graduação e pós- graduação. Correspondente internacional em eventos esportivos na Europa, África e Ásia desde 2011. Coordenadora do NPN – Núcleo de Prática em Negócios, Hospitalidade e Relações Internacionais.
Cargo: Presidente da UNEGRO (União de Negras e Negros pela Igualdade) de Minas Gerais
Bio: Conselheiro titular do Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial de Belo Horizonte ex-membro da Comissão de Ações Afirmativas da UFMG.
Cargo: Presidenta Nacional da Unegro
Bio:
Licenciada em Sociologia pela Universidade Federal da Bahia. Em Salvador iniciou sua trajetória política no movimento estudantil onde participou das diversas lutas da juventude, em especial da juventude negra na luta por direitos relacionados à educação e por cotas raciais no ensino superior público, luta por direito à mobilidade urbana e contra o aumento de tarifas na reconhecida Revolta do Buzu, pela ampliação da participação das mulheres na política e contra o extermínio da juventude negra. Por três anos (2005 a 2007) atuou na gestão pública como Diretora do Departamento de Ações para a Reparação Social do município de São Sebastião do Passé, na RMS, responsável pela implementação de políticas públicas para as mulheres, juventude e população negra. Entre 2007-2015 integrou o Conselho Nacional de Juventude onde coordenou o GT Juventude Negra responsável por formular e encaminhar as políticas públicas voltadas ao enfrentamento do extermínio da juventude negra que deram origem ao Plano Juventude Viva.
Cargo: professora e coordenadora das danças afro- brasileira na EEDLA, Teresina PI
Bio: Ativista das artes performáticas e visuais afrodiaspóricas. Em processos contra colonialista se Licenciou em Educação Artística (2006), se especializou em Educação, Gênero e Afrodescendente (2011) e “tornou-se” Mestra em Educação (2021) e é membro do núcleo de pesquisa Roda Griô/UFPI. No momento atua como professora e coordenadora das danças afro-brasileira na EEDLA, Teresina PI.
Cargo: Professora IFPR
Bio: Mulher negra cis, nordestina. Mestre em Educação pela USF. Pedagoga pela UESC. Especialização em Psicopedagogia (FACINTER) e em Educação e Relações Étnico-Raciais (UESC). Atualmente Professora do Instituto Federal do Paraná, Campus Ivaiporã (IFPR). Associada à ABPN. Ativista do MNU. Integrante de Grupo de Pesquisa Baobá (IFBA).
Cargo: Universidade de Rio Verde – UniRV, professor e membro do UniRV – Diversidade
Bio: Possui doutorado em Ciências Sociais, sendo pesquisador de ações afirmativas. Possui indicação do UNIAFRO e participou de algumas instituições de militância do movimento negro, especialmente no Mato Grosso do Sul.
Cargo: Centro Universitário FECAP
Bio: Doutoranda em Psicologia pela Unesp de Assis com pesquisa na área de valores morais. Mestre em Relações Internacionais pela PUC/SP pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da UNESP/UNICAMP/PUC-SP San Tiago Dantas com pesquisa na área de Política Externa Brasileira. Professora de História das Relações Internacionais. Pós-graduação em Gestão de Pessoas pela FECAP. Graduada em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Autora do livro “Seu Maior Desafio é Você”. Sócia na AllExcellence - Consultoria e Gestão Empresarial. Coach e Master Practitioner em Programação Neurolinguística.
Cargo: Museologo e Presidente Estadual da Unegro Bahia
Bio: Jovem negro nascido em Salvador no dia 13 de abril de 1991, Ogan de Ogum criado nas comunidades do Curuzu, Garcia, e pelourinho em especial em uma das maiores espaços de formação do Movimento Negro, Alaíde do feijão, toda minha trajetória estudantil realizada em escolas públicas como, Colégio Estadual Hildete Lomanto e Colégio Estadual Dep. Manoel Novaes, desde dos 15 anos ativista social, me engajando em movimento estudantil, me tornando presidente do Grêmio Estudantil no 2º ano do ensino médio e militante do Movimento Negro. Em 2011, ingressei no curso de Bacharel em museologia, pela UFBA, fruto das políticas de cotas, onde continuei atuando no movimento estudantil como presidente do Diretório Acadêmico de Museologia por 4 anos, e membro do Conselho Universitário – Consuni tendo foco no debate racial e na política da universidade nova- Reuni, onde defendi os bacharelados Interdisciplinares e a minuta de reserva de vagas para os curso de Progressão Linear, para esses cursos, que mudava o perfil do estudante de Universidade publica com mais jovens negros e trabalhadores, no final da trajetória do movimento estudantil já atuando mais efetivamente nos movimentos sociais, fiz a transição para Unegro, ocupando a Secretaria estadual de Juventude- Secretário de Juventude transversalizando movimento social e Universidade, começamos a debater a com a Universidade, a necessidade de devolver para sociedade o que a Universidade produz em especial travando o debate sobre acesso a justiça e remissão de pena, que culminou em uma portaria para debater sistema prisional. Atualmente conselheiro estadual de juventude do Estado da Bahia-Cejuve, onde ocupo a cadeira jovens negros e presido a Câmara temática de Segurança Pública que monitora as ações da SPP. Estudante de Pedagogia pela Uniasselvi sétimo semestre e presidente da União de negras e negros pela igualdade, integrando o conselho de juventude do Olodum e conselheiro de juventude de Alaíde do feijão.
Cargo: Professora Associada I da UFBA.
Bio:
É professora Associada I da UFBA. No período de 2017 a abril de 2020 foi liberada para UNIFESP para auxiliar na implementação do Plano De Cooperação Técnica Para Executar o Serviço Junto a Pro-Reitoria De Assuntos Estudantis na Elaboração de Programas e Projetos de Ação de Transversalição da Questão Étnico-Racial e de Gênero na Política Ações Afirmativas e Assistência Estudantil-PRAE. Foi Assessora da Pró-reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil assumindo o cargo em abril de 2013 até dezembro de 2013. A partir de dezembro de 2013 assumiu a Coordenação de Programas de Assistência Estudantil até agosto de 2014. Coordenadora do Colegiado de Graduação em Serviço Social da Universidade Federal da Bahia (Gestão 2009- 2013). Destaca nessa gestão a elaboração do Projeto Pedagógico do Curso enfatizando a transversalidade das categorias étnico-racial e de gênero. A primeira pesquisa realizada foi original e pioneira no contexto do Serviço Social brasileiro.
Cargo: Docente da rede pública estadual .
Bio: Mestra em educação, docente da rede pública estadual e integrante do grupo de pesquisa Yle-Educare: educação para as relações étnico-raciais.
Cargo: FMU/ Professora
Bio: Graduada em Letras português e espanhol pela Universidade de São Paulo, Mestre em Letras pela mesma Instituição. Atuou como supervisora dos cursos de Ciência e Matemática na Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Professora da FMU desde 2012. Realiza treinamentos corporativos e programa de estágio no departamento de Recursos Humanos na empresa de tecnologia EDSOFT IT desde 2018.
Cargo: Diretor Executivo da EDUCAFRO BRASIL
Bio:
É Diretor Executivo da EDUCAFRO BRASIL – rede de pré-vestibulares comunitários que atua no Brasil há mais de 40 anos. As três principais lutas empreendidas são: 1) inclusão nas universidades públicas e particulares, através de ações afirmativas; 2) Inclusão nos concursos públicos através de cotas; 3) Metas de inclusão nas empresas particulares. Há mais de 40 anos dedica-se a trabalhos populares, sobretudo na área da Educação para afro-brasileiros. Ultimamente tem feito forte investimento humano e financeiro na EDUCAFROtech, curso intensivo de 3 meses onde o aluno recebe bolsa para estudar TI. Fundou o MED-AFRO, curso voltado para inclusão de negro(a)s nos cursos de Medicina. Uma de suas alunas, aprovada em MEDICINA na USP, está na matéria de capa do Jornal ESTADAO de 6/6/2021. Frei David Santos é Teólogo e Filósofo, sendo Ordenado Padre em 1983. Ajudou na criação e solidificação do PROUNI – programa do Governo Federal que coloca nas universidades particulares, através de Cotas, Afro-brasileiros e outros pobres. Esse programa, em cinco anos, colocou mais negros nas Universidades particulares que nos 500 anos anteriores.
Cargo: Coordenadora Nacional do MNU
Bio:
Graduada em Pedagogia/PUC GO, Especialista em Métodos Técnicas de Ensino pela Universidade Salgado de Oliveira. Ativista do Movimento Negro e do Movimento Sindical. Atualmente Secretária de Combate ao Racismo da CNTE; Secretaria de Comunicação da CUT GO; Conselheira do Conselho Estadual de Educação de Goiás/CEE-GO; Coordenadora do Centro de Referência Negra Lélia Gonzáles; a atual Coordenadora Nacional do MNU – Movimento Negro Unificado.
Cargo: Professora da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino
Bio: Professora Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia (1999), Especialização em Solos e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Lavras-MG (2003) atualmente é aluna do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da Universidade Federal de Rondônia/ PPGMEL e Professora da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino. Tem experiência na área cultural negra, mídia e combate ao racismo em instituições não governamentais.
UNEafro
Cargo: ETE Maria Eduarda Ramos de Barros
Bio: Professora da Rede Pública Estadual de Pernambuco; Professora da Rede Municipal de Lagoa do Carro; Produtora Cultural; Coord. Do Núcleo de Estudo de Gênero Marielle Franco; Mestre em Letras pela UPE.
Cargo: Assessor jurídico e técnico de campo da Rede de Saberes dos Povos Quilombolas da Zona da Mata.
Bio:
No Compir-Viçosa estou na gestão de 2018-2020 (2 anos), na ITCP-UFV sou formado desde 2018 (2 anos), na Caravana Quilombola da Zona da Mata Mineira fui técnico (bolsista) de campo de 2019-2020, agora atuo como técnico voluntário, embora faça parte do projeto desde 2017 (3 anos) e na Rede Sapoqui e Fomene atuo como articulador social e assessor em questões jurídicas (voluntário), desde 2018 (2 anos).
Cargo: Especialista em Educação SEE/MG
Bio: Interior de Minas Gerais, mãe solo, professora da Quilombola rede pública de ensino. Ativista pelos direitos das mulheres, negros e quilombolas. Vice-presidente da federação mineira de quilombola Ngolo; Secretária dos Assuntos do Negros na executiva estadual do PDT/MG, Coordenadora do Esatido de Vivência Quilombola da UFU, Professora do Curso afirmações na pós da UFMG, Afroempreenderora, Pesquisadora das políticas públicas e sociais para educação quilombola. Foi a primeira mulher negra a se candidatar ao executivo em Paracatu – MG.
Cargo: Coordenadora Adjunta do GEA – Grupo de Estudos Avançados do IBCCRIM – Instituto de Ciências Criminais.
Bio: Idealizadora do Impacta Perifa, Bacharela em Direito, técnica em Administração de Empresas, Ativista da causa antirracista no movimento Educafro, Presidenta da Ação da Mulher Trabalhista PDT-SP Capital, Coordenadora Adjunta do GEA – Grupo de Estudos Avançados do IBCCRIM – Instituto de Ciências Criminais e colunista do Portal Disparada.
Cargo: Pesquisadora - Genyz Consultoria em Inovação em 3D
Bio: Doutora em Cultura do Empreendedorismo e Inovação, Codiretora de Diversidade e Inclusão da Associação dos Profissionais de Propaganda Brasil (APP Brasil), Conselheira da Escola Nacional de Afroempreendedores (ENAFRO).
Cargo: Professor da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – FECAP
Bio:
É Mestre em Ciências da Comunicação pela USP, Doutorando em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Professor da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – FECAP. Membro do CiteLab – Laboratório de Investigação em Ciência, Inovação, Tecnologia e Educação da UFF e do Comitê Brasil UNESCO MIL Alliance.
Cargo: Gestão UNAS
Bio: Pedagoga; Gestora de projetos sociais; Coordenadora do Movimento Negro Unas Heliópolis.
Bio:
Jornalista. Mestre em Comunicação e Semiótica. Doutorado em Educação. Professora em cursos de Jornalismo. Pesquisadora e Coordenadora do NERA.
Cargo: Advogada
Bio:
Graduada em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, no ano de 1994, em São Paulo. Mestranda no programa de Pós-Graduação em Humanidades, Direitos e outras Legitimidades – Diversitas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/USP. Ativista de Direitos Humanos – atua em questões de Gênero, Raça e Etnia, no enfrentamento à violência contra a mulher e violência doméstica e familiar; Sócia efetiva do Geledès-Instituto da Mulher Negra, organização onde atualmente ocupa o cargo de Coord.de Política de Promoção de Igualdade de Gênero e Raça, no triênio 2021/2024.
Cargo: Coordenadora do Movimento Negro Unificado PE
Bio: Ekedi da Tradição Nagô Vodun, formada em Pedagogia com Pós-graduação em Psicopedagogia e em Educação Especial. Direção da MNU e da CMP-PE. Articuladora da ANEPS-PE e da Rede Sapatá-PE. Membro do Comitê Metropolitano de Mulheres Negras SECMULHER-PE e do Conselho de Igualdade Racial-PE, Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional-PE. Articuladora do MNLA Nacional e PE. Coordenadora do Fórum Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Povo de Matriz Africana-PE.
Cargo: Pesquisadora Associada da fundação carlos chagas
Bio: MARY FRANCISCA DO CARENO possui graduação em LETRAS pela Faculdade “Auxilium ” de Filosofia , Ciências e Letras de Lins (1972), graduação em PEDAGOGIA pela Universidade “Nove de Julho”- atual UNINOVE (1983) e graduação em CIÊNCIAS SOCIAIS pela Universidade Metropolitana de Santos/SP-UNIMES (2018). É Mestre em CIÊNCIAS HUMANAS- Língua Portuguesa pela PUC/SP- Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978) e Doutora em Letras, na área de Filologia e Lingüística Portuguesa pela UNESP- Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Assis/SP (1992). Na UNESP, lecionou na graduação e pós-graduação de 1984 até 2002.
É Pesquisadora Associada da Fundação Carlos Chagas, participando do CIERS-Ed (Centro Internacional em Representações Sociais e Subjetividade ? Educação). Integrante, desde 2012, do Projeto OBEDUC/Políticas de formação de professores: implicações, desafios e perspectivas para a constituição da identidade profissional e para as práticas pedagógicas. UNISANTOS Programa de Pós-Graduação stricto sensu. Mestrado e Doutorado em Educação. Líderes do Projeto: Profa. Dra. Maria de Fátima Barbosa Abdalla e Profa. Dra. Maria Angélica Rodrigues Martins.
Cargo: Docente ensino superior e mestrado
Bio: Doutora em educação. Líder do grupo de pesquisa ylê-educare: educação e questões étnico-raciais. Docente nos cursos de graduação em pedagogia, turismo e gestão na Uni-Drummond. Docente no curso de mestrado em educação na Unib.
PUC/SP
Cargo: Produção Preta ME, Administrador
Bio: Advogado desde 1996 (UNISANANTOS); ativista do Movimento Negro desde 2005; conselheiro da Comunidade Negra e Promoção de Igualdade Racial em São Vicente (2011); em Guarujá (2012), no Estado de São Paulo (2016) e em Santos (2021); Produtor de Cultura Negra desde 2014; pesquisador e palestrante sobre direitos étnico-raciais e educação para mitigação do racismo.
Cargo: Professora da Universidade Federal de Rondônia/PVH
Bio: Pós- Doutora e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade São Paulo/ FEUSP, Possui Licenciatura em Letras, Graduação em Comunicação Social/Jornalismo/Universidade de Mogi das Cruzes (1989) e Mestrado em Educação (Políticas Públicas)(2007). Atualmente é Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Rondônia. Líder do Grupo de Pesquisa Ativista Audre Lorde e Vice Líder do Grupo de Pesquisa de Políticas Públicas e Gestão Territorial da Universidade Federal de Rondônia. Atua principalmente nas áreas temáticas de Alfabetização e Letramento, Políticas Públicas de Formação de Professores, Interseccionaidade e Feminismo Negro. Parecerista Ad Hoc da Editora da Universidade Federal de Rondônia, FACIMED/Revista Científica, da Revista Educação e Pesquisa da Universidade de São Paulo e da Revista Plural da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade São Paulo. Membro do Conselho Editorial da Revista Práxis. Atuou como Assistente Técnica Pedagógica da Diretoria de Ensino Sul I da Secretaria de Educação de São Paulo, espaço no qual implantou e coordenou cursos de formação continuada na área de alfabetização, letramento e leitura. Diretora Acadêmica da Faculdade Zumbi de Palmares, em São Paulo no ano de 2008, quando foi a idealizadora da Matriz do Curso de Pedagogia. Coordenadora Adjunta do Programa Nacional do Livro Didático nos anos de 2018 e 2019. Foi Coordenadora Geral da Equipe Organizadora da Proposta Curricular do Município de Porto Velho. Coordenadora em Rondônia da Pesquisa “Memória das Escolas de Linha em Rondônia: O imaginário,o poético, a história e o real” em parcerias com Professores da Faculdade de Educação da Universidade São Paulo. Atualmente coordena o Projeto de Pesquisa O feminino e o feminismo negro na Academia: memórias, resistências e protagonismo? Idealizadora da proposta de manifesto reflexão “Interseccionalidade, Educação e Justiça”. Idealizadora da Jornada da Juventude Pobre, Preta e Periférica, parceria entre o SESC/RO, Grupo de Pesquisa Audre Lorde, UERJ e UFRRJ. Atualmente compõe o Mestrado Acadêmico da Universidade Federal de Rondônia. Premiada com Voto de Louvor da Câmara Municipal de Porto Velho pelo ativismo e produção de estudos sobre interseccionalidade, raça e desenvolvimento social. Foi homenageada pelo Ministério Público de Rondônia com Diploma de Honra ao Mérito pelo ativismo a partir de estudos e pesquisas para combate a homofobia, transfobia e racismo. Membra da Academia Rondoniense de Letras, Ciências e Artes, onde ocupa a cadeira número 18, cuja patronesse é Tereza de Benguela.
Cargo: Coordenadora Uneafro Brasil – RJ
Bio: Coletivo Nós Cria Baixada – Belford Roxo. Educadora Popular no PVP Bom Pastor.
Cargo: Coordenador Pedagógico UNEAFRO Coletivo Força Ativa
Bio: Graduado em Letras (PUC-SP), Mestre em Educação (PUC-SP). Realiza Especialização em Cultura, Educação e Relações Étnico-Raciais (CELACC-USP). Tem experiência com infância e juventude e conhecimento sobre o ECA. Política de Assistência Social, Direitos Humanos e temas relacionados. Militante do Coletivo Força Ativa e participa da coordenação e do núcleo, Raquel Trindade (UNEAFRO) em Cidade Tiradentes, zona leste de São Paulo. Atualmente é coordenador regional do Programa Educação com Artes na Fundação Casa pelo Cenpec Educação.
Cargo: Coordenador do Núcleo XI de Agosto de Educação, Cultura e Direitos Humanos da Uneafro Brasil e compõe o conselho geral da Uneafro Brasil.
Bio:
Formado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Coordenador do Núcleo XI de Agosto de Educação, Cultura e Direitos Humanos da Uneafro Brasil, compõe a Coalizão Negras por Direitos e a Associação Brasileira de Combate às Desigualdades (ABCD). Também coordena o projeto da TV Uneafro, promovendo comunicação nas periferias do Estado de São Paulo
Cargo: Presidente do Conselho de Políticas de Ação Afirmativa da UFMT.
Bio: Possui graduação em Letras (UFMS). Atualmente é doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Integra o Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Educação (NEPRE); Presidente do Conselho de Políticas de Ação Afirmativa da UFMT, integrante do Coletivo Negro Universitário UFMT. Interessa-se, especialmente, em temas relacionados à juventudes negras, quilombos, Relações Raciais e Educação na sociedade brasileira, com destaque para políticas públicas, territórios, culturas juvenis, educação escolar e não escolar; Educação escolar quilombola; Festas Populares/Festas de Santos e Cotidiano. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Relações Raciais e Linguagens; Gestora pública na área de Cultura e Projetos para Diversidades com a conquista do Selo Unicef Município aprovado (2009-2012).
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |