Movimento Sociais

            Os Movimentos Sociais, no Afro Presença 2021, são representados pelas seguintes entidades dos Movimentos Negros do Brasil:

  1.  Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes (EDUCAFRO) visa reunir pessoas voluntárias, solidárias e beneficiárias desta causa, que lutam pela inclusão de negros, em especial, e pobres em geral, nas universidades públicas, prioritariamente, ou em uma universidade particular com bolsa de estudos, com a finalidade de possibilitar empoderamento e mobilidade social para população pobre e afro-brasileira.

  2.  Geledés Instituto da Mulher Negra foi fundada em 30 de abril de 1988, Geledés é uma organização da sociedade civil que se posiciona em defesa de mulheres e negros por entender que esses dois segmentos sociais padecem de desvantagens e discriminações no acesso às oportunidades sociais em função do racismo e do sexismo vigente na sociedade brasileira.

  3.  Movimento Negro Unificado (MNU) é uma organização pioneira na luta do Povo Negro no Brasil. Fundada no dia 18 de junho de 1978, e lançada publicamente no dia 7 de julho, deste mesmo ano, em evento nas escadarias do Teatro Municipal de São Paulo. O ato representou um marco referencial histórico na luta contra a discriminação racial no país. Desde então, o MNU vem combatendo o racismo, o preconceito de cor e as práticas de discriminação racial, em todas as suas manifestações, buscando construir uma sociedade da qual sejam eliminadas todas as formas de exploração.

  4.  A UNEAFRO – União de Núcleos de Educação Popular para Negras/os e Classe Trabalhadora, agrega militantes da causa negra, da luta antirracista, da causa das mulheres, da diversidade sexual e do combate a todos os tipos de discriminação e preconceito; da causa da Educação Popular e Libertária e da disseminação do protagonismo comunitário. Nossa vivência nos leva a defesa da tese de responsabilização e da cobrança do Estado pelas mazelas do povo brasileiro, em especial negras/os e pela implementação de Ações Afirmativas dirigidas aos grupos historicamente injustiçados. O trabalho mais conhecido são os cursinhos pré-vestibulares comunitários que atendem jovens e adultos oriundos de escolas públicas, prioritariamente negros/as, que sonham em ingressar no Ensino Superior e preparar-se para o ENEM ou Concursos Públicos.

  5.  A União de Negros pela Igualdade (UNEGRO) é uma entidade nacional suprapartidária, fundada em 14 de julho de 1988, em Salvador, na Bahia, com o intuito de lutar contra o racismo em todas as suas formas de manifestação. Dentre suas principais frentes de atuação estão: combate à discriminação no mercado de trabalho, defesa dos direitos de liberdade religiosa para as religiões de matriz africana, direitos da mulher negra, direitos humanos e defesa dos direitos da criança e do adolescente. Atualmente, a UNEGRO é uma entidade nacional, estando presente em 22 estados brasileiros.