PROGRAMAÇÃO

Painéis de debate com grandes empresas, oficinas com dicas de consultorias de recrutamento e seleção e muitos outros conteúdos incríveis. A programação dos conteúdos Sociedade em Debate, Mercado em Debate e Carreira em Debate acontecerão simultaneamente durante os três dias de evento (31/09, 01/10 e 02/10). Clicando em cada data, você poderá visualizar os paineis que estarão acontecendo em cada um dos dias e escolher de quais irá participar.

Em breve você saberá mais sobre cada um dos conteúdos deste encontro virtual. Esta agenda poderá sofrer alterações.

SOCIEDADE EM DEBATE
30 DE SETEMBRO
José Antonio Dias Toffoli
Alberto Bastos Balazeiro
Valdirene Silva de Assis
Paulo Dimas Mascaretti
Elisa Lucas Rodrigues
Rodolfo Sirol 

Equidade racial nas empresas: ações, resultados e desafios.

Moderador: Mariana de Sousa Bispo
Leila Melo
Octavio de Lazari Junior
Daniel Darahem
Vanessa Lobato
Gilson Filkenstein 

Inclusão racial no Ensino Superior: ações, resultados e desafios.

moderadora – Váleria Almeida
Cássia Virgínia Bastos Maciel
Antônio Carlos Malheiros
Edison Simoni

A importância de pesquisas para geração de indicativos confiáveis para nortear prioridades de debates e políticas públicas.

moderador: Ronaldo Lima dos Santos
Jefferson Mariano
Fernanda Lira
Mário Rogério
Caio Magri

Em um mercado altamente competitivo, quando se é negro(a) é preciso muito mais que excelência técnica. Através da trajetória de profissionais reconhecidos no mercado vamos debater os caminhos necessários para que mais negros ocupem espaços de liderança.

moderador:  Luiz Fara Monteiro
Wellington Donizeti Silvério
Maurício Rodrigues
Gilberto de Lima Costa Junior

Não basta não ser racista, é preciso ser antirracista. Essa afirmação também é valida para que mais profissionais negros permaneçam e se desenvolvam nas empresas. Entender os caminhos para essa mudança é o objetivo dessa conversa.

moderador: Maria Carolina Trevisan
Paulo Barauna
Heloise da Costa
Beatriz Sans
Benilda 

Violência física, mental e patrimonial. Nem só de violência policial sofre o povo negro. O racismo provoca adoecimento mental, menos efetividade em atendimentos médicos e menos chance de progresso na carreira. Essa conversa gira em torno da importância de desmantelar essa tríade que insiste em manter o povo negro em lugar subalterno.

Moderador: Rafael Dias Marques
Silvana da Silva 
Maria Zelma de Araújo Madeira
Pedro Borges
André Luiz Nicolitt

Conheça os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU e como o trabalho para alcança-los passa necessariamente pela melhoria de qualidade de vida da população negra.

(moderador) Carlo Pereira
Sheila Carvalho
Amanda Da Cruz Costa
Diretor Marcos Valério de Araújo.

Coca-Cola, Globo e WMcCann apresentam o projeto: “Juntos a Magia Acontece”, que trouxe pela 1ª vez um papai noel negro, com elenco majoritariamente formado por atores negros e escrito pela jovem negra Cleissa Martins, revelada durante o Laboratório de Narrativas Negras para o Audiovisual, realizado entre Globo e a FLUP. Vamos juntos ouvir uma grande agência de publicidade, uma multinacional, que atua no Brasil, uma das maiores emissoras de TV do País, e a atriz Camila Pitanga, sobre a importância da representatividade, equidade racial, e legitimidade.

(moderador) Marcio Borges
Camila Pitanga
Ana Marina Abrantes
Beatriz Azeredo
 Cleissa Regina Martins
01 DE OUTUBRO

Equidade racial nas empresas: ações, resultados e desafios.

(moderador) Cloris Akonteh
Eduardo Lacerda
Luciana Paganato
Daniel Arouca

Permanência e pós-permanência de jovens negras e negros no ensino superior.

(moderador)  Silvia Virginia S. Souza
Dácio Roberto Matheus
Manuel N. Furriela
José Vicente

Resistir para avançar. Conheça alguns dos principais movimentos antiracistas no Brasil e saiba como eles se articualm para exigir mudanças na qualidade de vida da população negra.

Mediador: Márcio Black
Margareth Ferreira
Maria Sylvia Aparecida de Oliveira
Frei David
Angela Guimarães

Equidade racial nas empresas: ações, resultados e desafios.

(moderador): Salcy Lima
Eduardo Santos
Leandro Camilo

Pode a imagem ser portadora de signos e valores? Afirmar a beleza negra, sempre conjugada no plural, assegura reconhecimento e autoestima, bem como o questionar da ótica racista e possibilidades de beleza conjugada no singular.

Moderador: Carol Anchieta
Ana Paula Xongani
Carol Barreto
Lucas Silvestre
Roger Cipó
Gabi Oliveira

Ainda é grande o abismo que separa mulheres negras de outras camadas da sociedade no acesso a serviços básicos e oportunidades no Brasil mesmo essa mulher sendo o arrimo onde essa sociedade se apoia. Vamos conversar sobre o que é preciso para empoderar mulheres negras como tomadoras de
decisão, de modo que elas deixem de ocupar apenas o campo de beneficiárias de políticas públicas e ocupem também o campo da articulação.

Moderadora: Elisa Lucas Rodrigues
Alessandra Benedito
Valdecir Nascimento
Katiúcha Watuze
Lívia Maria Santana e Sant’Anna Vaz
Dayana Pinto

A incompreensão do que sejam as políticas de ação afirmativa criam percepções inadequadas acerca de sua aplicação. Vamos conversar sobre os mitos e verdades dessa ação que visa corrigir e atenuar a desigualdade e promover mais equalização social.

(moderador) Mauricio Pestana 
Jose Jorge de Carvalho
Elisabete Aparecida Pinto
Adriane Reis de Araújo
Prof. Helio Santos

Por muitas vezes o não conhecimento específico do funcionamento do mercado, e a falta de acesso a profissionais que já estão com carreiras consolidadas na indústria dificultam o ingresso de profissionais negros em diversas áreas. O famoso QI – Quem Indica é uma das formas que muitas pessoas conseguem colocação em suas áreas, e criar redes de relacionamento é fundamental para se utilizar dessa estratégia. Nós reunimos representantes e profissionais oriundos de projetos que focam na educação e aprendizado através da conexão com pessoas que já estão no mercado e trazem essa capacitação para a comunidade negra que busca oportunidades em suas áreas de atuação.

moderador: Felipe Silva 
Jorge Lucas 
Camila Novaes
Christiane Pinto
Jonathan Haagensen 
02 DE OUTUBRO

Equidade racial nas empresas: ações, resultados e desafios.

Moderadora: Wânia Santana
Marc Reichardt
Paulo Herrmann
Manfredo Rübens
Javier Constante

O esporte, especialmente o futebol, é um espaço de atuação profissional de muitos jovens negros e negras. Contudo, quais as funções que esses profissionais desempenham, especialmente quando tratamos de postos de mando e gestão. Como combater o racismo no futebol? Esse é o debate que Serjão Loroza, Mart’nalia, Lica Oliveria e Mombaça terão, com a mediação da CBF.

Sergio Loroza
Martinalia
Diogo Cristiano Netto
Mombaça
Mário Lúcio Duarte Costa (Aranha)
Lica Oliveira

Como os movimentos internacionais atuam como propulsores para amplificar o debate sobre racismo e pressiona entidades e empresas a se comprometerem com a evolução estrutural.

(moderador): Maristela Baioni
Thais Dumet Faria 
Luana Silva
Gláucia Terreo

A intersecção entre raça e gênero, compreendida na perspectiva das expressões/identidades de gênero e orientação sexual. A necessidade da realização da inclusão ampla e efetiva de todas as pessoas, no mundo do trabalho.

Mediador:
Eduardo Varandas Araruna
Caco
Pedro Cruz
Thiffany Odara
Theo Brandom

Equidade racial nas empresas: ações, resultados e desafios.

Moderador:   Ana Carolina Diniz
Ricardo Pedreti
Maria Antonietta Russo
Ricardo Garcia

O Ministério Público do Trabalho, em parceria com a Caritas Brasileira e apoio do Somamos-INFI/Febraban, do Pacto Global e Onu Mulheres falarão da iniciativa Conexão Negra, capacitação para jovens negras e negros universitários, nas áreas jurídica, publicitária e empresarial. A primeira etapa do Conexão Negra ocorreu em Salvador, com a participação do Ilê Ayê. A iniciativa privada colabora por meio de uma rede de empregabilidade. Nesta mesa, o e-Conexão Negra será apresentado, com a abertua oficial das inscrições, que contemplarão jovens negras e negros de São Paulo/SP, Campinas e Região/SP, Rio de Janeiro/RJ e Belo Horiozonte/MG. Haverá, também, a cerimonia de entrega dos diplomas dos alunos do módulo empresarial do Conexão Negra-Etapa Salvador, realizado em parceria com o Somamos-INFI/Febraban.

Valdirene Assis
Andréa Perotti 
Adalgisa Bozi Soares
Rogério Cunha
Amaury Oliva
Henrique José Szapiro
Maria Luisa Passos 
Gilvan Bueno Costa
Tamara Rodrigues Pedro Bomfim 
Mário Luciem Silva Oliveira Junior
Vovô do Ilê

O momento Afro Presença teremos a fala da Coordenação Geral, Coordenação Executiva, Coordenação Acadêmica e da Comissão de Empresas de Gestão de Pessoas. Será uma oportunidade para que pessoas que estão realizando o movimento Afro Presença falem de seu surgimento e reflitam sobre os próximos passos.

Valdirene Assis
Marcelo Linguitte
Pedro Aguerre
Marcus Vinicius Bomfim
Ana Firmino
Paula Sales
MERCADO EM DEBATE
30 DE SETEMBRO

Como os negros podem criar espaço, fazer a diferença, e virar o jogo do racismo na publicidade no Brasil? CEO’s debatem sobre esses desafios e como contorná-los.

Moderador: Helton Simões Gomes
Eduardo Lorenzi 
David Laloum 
Pedro Reiss
Eduardo Camargo

Representatividade no trabalho importa! Por isso reunimos pessoas negras que fazem a diferença no mercado da publicidade para contar suas histórias e conversar sobre estratégias para uma publicidade antirracista para além do case.

Moderador: Ana Cortat
Paulo Rogério Nunes
Ian Black
Joana Mendes
Felipe Silva 

Que notícia pode ser ampla e ponderada se são as mesmas pessoas definindo quais histórias serão contadas e de que forma? Que opinião é formada no país, quando 90% dos colunistas dos grandes jornais são brancos? Que jornalismo serve aos negros, e o que precisamos transformar para atingi-lo?

Moderador: Larissa Mantovan
Fernanda Luiza Duarte
Lara Lages
Marina Filippe
Cecília Olliveira

As escolhas feita pelo marketing pode reforçar hábitos, trazer novidades e até ajudar a combater o racismo. Como a entrada de pessoas negras nessa área pode ajudar a relfetir melhor o desejo do consumidor?

Moderador: Samuel Gomes
Ana Carolina Valentim Candido
Debora Mattos
Carlos Domingues
Kelen Lima
Helena Bertho 

Como a presença de pessoas negras em posição de destaque nos palcos pode ajudar no empoderamento e representatividade do povo negro?

Moderador: Isis Vergilio
Vaneza Oliveira
Israel de França
Cyda Baú

A sociedade está acostumada a verem negros como destaque em esporte, mas que diferença tem quando eles passam de atletas a profissionais na área? Porque é importante a presença de negros na parte administrativa do esporte?

Moderador: Karine Alves
Aira Bonfim
Mauro Silva em Limeira

O desafio de encarar e combater um padrão geopolítico eurocêntrico, que considere o negro para além da África, e a África para além do assistencialismo, pode ser equilibrado com a inserção num mercado de trabalho conservador e pouco aberto a novas formas de ver e fazer. Como o negro nas relações internacionais pode promover mudanças de paradigmas?

Moderador: Karine de Souza Silva
Ísis Higino Silva
Silvio Albuquerque
César Santos

Quem deseja entender as dinâmicas de raça no Brasil precisa olhar para a Economia. E o que enegrecer a economia muda no pensamento econômico?

Moderador: Bia Santos
Gilvan Bueno 
Itaiguara Bezerra
Michael França
Sergio Gaspar

O que a inserção de pessoas negras no mercado farmacêutico pode apoiar na forma como a saúde dessa população é encarada?

Mediador: Luís Fausto Dias de Valois Santos
Marcelo Santos
Lilene Ruy
Suellen Rodrigues

Negro e cientista. Como a área de ciências vem sendo transformada na academia pela entrada de pessoas negras.

Moderador:   Profa. Lina Maria Moreira Garai da Silva
Rita de Cassia dos Anjos 
Katemari Rosa
 Claudio Fernando André
Ana Carolina da Hora
01 DE OUTUBRO

Como os negros podem criar espaço, fazer a diferença, e virar o jogo do racismo no judiciário brasileiro? Os grandes escriórios de advocacia debatem sobre os desafios da área e como contorná-los.

Moderador: Mylene Pereira Ramos
Fernanda Diniz
Roberto Quiroga
Otávio Pinto Silva
Carlos José S. Silva “Cajé”

Representatividade no trabalho importa! Por isso reunimos pessoas negras que fazem a diferença no mercado jurídico para contar suas histórias e conversar sobre estratégias para judiciário antirracista.

Moderador: Theo Van Der Loo
Robson de Oliveira
Valdirene Falcão
Marco Antonio Delfino de Almeida
Humberto Adami Santos Junior

A inserção de negros e negras no mercado de turismo é capaz de ajudar a descolonizar nosso olhar eurocentrado expandido o potencial do turismo? Qual o impacto na sensação de pertencimento quando pessoas negras viajam e conduzem viajantes? Para além da diversão, o mercado de turismo tem potencial de empoderamento.

Moderador: Guilherme Soares Dias
Newton Gomes
Hubber Clemente
Salmah Menelik

Como é o mercado para escritores negros e negras? Como podemos ampliar o espaço na literatura aos profissionais jovens negras e negros que nele tem interesse? Este debate será travado neste espaço, por potententes vozes!

Moderador: Maria Amália Cursino
Ricardo Terto
Maria Sylvia Aparecida de Oliveira
Ivair Augusto Alves dos Santos
Ângelo Flávio Santos
Iêda Leal

Qual é o impacto na visão da sociedade sobre o negro quando ele sai oe espaço de trabalhador da cozinha para o chef de cozinha? E para além da alimentação, como a comida ajuda na valorização da cultura negra?

Moderador: Alê Garcia
Aline Chermoula
João Diamante – apelido de João Augusto Santos Batista
Andressa Cabral

Como o negro como consumidor de mercado de luxo exige outras narraivas nas passarelas, lojas e restaurantes? Como a industria de luxo deve se transformar para abraçar esses novos consumidores?

Moderador Daniela Falcão
Max Marion
Isaac Silva
Carlos Ferreirinha
André de A Falcão Maranhão
Gustavo Tenório Accioly

O que medicamentos e vacinas, pesticidas e defensivos agrícolas, cosméticos e tantos outros produtos alto grau de pureza ganham quando pessoas negras trazem para a industria a visão da diversidade?

Moderadora: Sandra Lia Simon
Michelle Siqueira
Elaine Santana
Flavio Bechir
Allan Picoli 
Thays dos Santos

Conteúdo com diversidade além da cota e dos estereótipos é possível? Os grandes veículos de comunicação debatem como isso pode ser feito.

A ausência de desenvolvedores negros permite a geração de algoritmos e programas racistas. Produtos pensados por pessoas brancas resultam no reforço ao pensamento branco, o corpo branco, a voz branca etc. Como criar estratégias para geração de mais oportunidades e capacitação para negros no mercado da tecnologia?

Moderador:  Luís Fabiano de Assis
Fabio de Moraes Rocha
Denis Tassitano
Marcelo Leal
Junior Rocha
Nina da Hora – Ana Carolina
02 DE OUTUBRO

Como os negros podem criar espaço, fazer a diferença, e melhorar a saúde da população? Os grandes grupos de saúde debatem sobre os desafios da área e como contorná-los.

Moderadora : Monalisa Nunes
Edvaldo Vieira
Dra. Dulce

Representatividade no trabalho importa! Por isso reunimos pessoas negras que fazem a diferença na área da saúde para contar suas histórias e conversar sobre estratégias para medicina antirracista.

Lucas Veiga
Larissa Cassiano
Dra. Marimilia Pitta

As grandes consultorias, cujo trabalho é descobrir o que se passa dentro das empresas, já descobriram que organizações com alto índice de diversidade e inclusão têm funcionários três vezes mais dispostos a inovar, e conseguem representar ganhos e motivação no seu cotidiano. Como a entrada de profissionais negros dentro dessas empresas podem ampliar os campos de análise e fortalecer a luta antirracista?

Eduardo Alves
Rafael Santos
Patricia Molino

Qual é o impacto na visão da sociedade sobre o negro quando ele sai do espaço de pedreiro para o de engenheiro? O que ganha o mercado de contrução quando essas pessoas lideram grandes empreendimentos?

Priscila Nunes
Brunna Souza

Para quem são pensadas as casas que habitamos e os bairros que a gente mora? Para quais núcleos familiares? Quais as cores, os elementos culturais e as referências que embasam a arquitetura e o urbanismo? O que acontece quando racializamos esse campo de atuação no Brasil?

Moderadora: Joice Berth
Gabriela de Matos
Audrey Carolini
Gabriela Leandro Pereira
Caio Bruno Carvalho

O que um dos maiores mercado de atuação do Brasil tem a oferecer para negros e como essas pessoas podem ajudar a transformar essa indústria?

Moderadora: Ana Lucia Stumpf Gonzalez

A inserção das pessoas negras no mercado de trabalho é um caminho duro, que fica ainda mais complexo para pessoas negras com deficiência – que precisam driblar o duplo estigma na hora de procurar emprego. Da mesma forma que a população negra é maioria no país, representando 54% da população, a população negra é a maior entre as pessoas com deficiência. Uma intersecção que, pela Lei, deveria garantir mais oportunidades. Mas, na prática, a sombra do desemprego pode virar rapidamente a sombra do desespero: só 1% das 45 milhões de pessoas com deficiência no Brasil têm emprego com carteira assinada. Como podemos mudar a imagem da pessoa com deficiência no Brasil e combater o capacitismo e o racismo?

Moderadora Maria Aparecida Gurgel
Carolina Ignarra
Dinacleia Galdino
Simone Nascimento
Rosana Queiroz

O IBGE revela que 82,6% dos negros afirmam que a cor da pele influencia nas oportunidades de trabalho. Qual o papel do RH na promoção da inclusão dentro das empresas e na luta por uma racialização da formação de gerir pessoas?

Leila Luz
Haroldo Nascimento
Ane Farias
Aline Felix Alves

Qual o papel dos filósifos e historiadores negros na mudança do olhar do brasileiro sobre si mesmo? Qual campo de atuação o país oferece para esses profissionais?

Moderadora: Cris Guterres
Katiúscia Ribeiro
Giovanna Heliodoro
Saloma Salomão
CARREIRA EM DEBATE
30 DE SETEMBRO

Conhecer a si mesmo é um processo que pode durar a vida inteira, mas investir no autoconhecimento pode ajudar muito na escolha da profissão que é a sua cara. Saber sobre si também permite que você se destaque nos processos seletivos e tenha o match perfeito com empresas compatíveis com o seu perfil. Quer aprender como usar esse conhecimento a seu favor? A 99jobs, Eureca e CIEE estão aqui pra te contar!

Bruna Seibert
Júlia Gomes
Diana Camara

Já deixou de contar sobre uma experiência não-formal em uma entrevista de emprego, porque sentia que ela era “menos valorizada”? Já sentiu que não tinha pontos relevantes para contar em um processo seletivo ou para colocar no currículo? Então, esse conteúdo é para você: experiências e habilidades adquiridos de formas não-tradicionais são igualmente válidos! Venha entender mais sobre como usar experiências pessoais como ferramenta com a Empodera e a 99jobs.


Leizer Pereira
Du Migliano

O mundo do trabalho está em constante mudança, é normal que o perfil do profissional também altere com o passar do tempo. São tantas transformações e inovações tecnológicas que quem não acompanha tudo isso na mesma velocidade acaba ficando para trás. Confira com a Empodera, Cia de Talentos e CIEE o que você pode fazer para manter-se atualizado e aproveitar o seu potencial para ser uma profissional do futuro.

Leizer Pereira
Aline Mariano
Marjorie Damasco

Se destacar na dinâmica de grupo e na entrevista é muito importante, mas para chegar nessas etapas é preciso chamar a atenção dos avaliadores nas fases online. As três plataformas de recrutamento e seleção, 99jobs, Cia de Talentos e Cia de Estágio, se juntaram para te contar como deixar seu currículo brilhando, como ter bom desempenho nos testes online, como se preparar para dinâmica de grupo e entrevistas, e o que fazer na hora do “vamo ver”.

Paula Sales
Tatiane Venâncio
Camila Fernandes

A pandemia afetou o mundo todo, em especial o Brasil, em especial a população negra. Qual realmente é o tamanho desse impacto e o que isso significa para a empregabilidade das pessoas negras? Essa conversa proposta pela Empregueafro visa situar os ouvintes em importantes fatores que estão afetando suas vidas agora.

Patrícia Santos

Quando tratamos de assuntos sobre racismo, o fato de sermos negros não nos torna especialistas! É importante conhecer e compreender os principais conceitos e contextos sobre a causa racial, sua história e como construir novas possibilidades.
O ABC da Raça reunião de termos e conceitos mais básicos da pauta racial, em que há uma dificuldade comum de serem compreendidos, pois muitas vezes não nos foram apresentados em salas de aula. Através da junção da teoria e exemplos práticos, trazemos à tona questões que ainda são tabu para a discussão sobre raça e racismo no Brasil.

Felipe Oliveira
Aline Nascimento

Em 2022, ano do bicentenário da Independência, teremos um marco institucional da sociedade brasileira importante: a revisão da Lei n° 12.711, chamada Lei de Cotas Raciais. Em uma década, uma geração de estudantes negras e negros ingressa nos espaços universitários e tem formação qualificada, almejando sua inserção no mercado de trabalho. Que avanços e transformações os cotistas e outros estudantes negros beneficiados por políticas públicas vem produzindo na paisagem social do Brasil?

Moderador:
Acácio Sidinei Almeida Santos
Pedro Aguerre
Profa. Dra. Joana Angélica Guimarães da Luz
Pâmela Guimarães-Silva
Claudia Isabele
01 DE OUTUBRO

Sabemos que o mercado de trabalho é um baita desafio e se jogar nesse mar pode ser muito solitário. Mas com uma rede forte, domínio das habilidades mais importantes e um passo a passo de como procurar um trampo você vai se sentir mais confiante para navegar. É sobre como se preparar para essa trajetória que a Empodera, Eureca e CIEE querem falar com você.

Kamily Oliveira
Diana Camara
Leizer Pereira 

A Oficina Mitos e Verdade tem a intenção de esclarecer etapa a etapa de um processo seletivo, desmistificando questões e empoderando os jovens para se sentirem mais seguros e preparados para os momentos de avaliação.

Gabriela Cruvinel
Aline Mariano
Eymi Rocha

Além de autoconhecimento e escolhas conscientes, o processo seletivo exige atenção, dedicação, organização e foco. Nesta oficina vamos falar sobre cada etapa do processo seletivo e como se preparar para ela, tudo recheado com muitas dicas práticas!

Bruna Nascimento
Tatiane Venâncio
Carolina Utimura

Como a rede social pode ajudar a construir autoridade tornando o jovem atraente para o mercado.

Suelen Marcolino

Inspirada na musica Negro Drama dos Racionais Mc´s vamos pensar juntos estratégias de planejamento de carreira para jovens afrodescendentes.

Larissa Amorim Borges

Através dos ideogramas adinkras, vamos possibilitar reflexões para (re)pensar carreiras e os modelos de sociedade a qual estamos/queremos.

George Roque Braga Oliveira

Como negociar seu salário na entrada e depois, fazer um pedido de aumento, como planejar sua carreira em curto, médio e longo prazo e a importância da mentoria para apoio ao desenvolvimento.

Julia Gomes
Leizer Pereira 
Aline Mariano
02 DE OUTUBRO

Reflexões de jovens profissionais e pesquisadores sobre a preparação socioemocional para o mercado de trabalho. Dar atenção à saúde mental, planejamento de carreira e autoconhecimento. Enfoque pessoal dos painelistas nesses processos e narrativas.

Mediador: Ronaldo José de Andrade
Ivani Francisco de Oliveira
Flávia Barbosa
Maíra Vida 
Silvana Valadares

Debates sobre a participação de jovens negras e negros universitários no espaço acadêmico realidade brasileira e possibilidades de conexão desses jovens com outros de universidades estrangeiras.

moderador: Cléber Vieira dos Santos
Wellington Lopes
Anamaíra Spaggiari
Filipe Juliano
Gabriel Da Silva

O ESG é um dos temas que mais tem chamado a atenção das lideranças empresariais. Há anos falamos nas grandes empresas que o objetivo de um negócio não pode e não deve ser somente o crescimento econômico, mas sim construir uma sociedade inclusiva e preservar o meio ambiente.

Liliane Rocha

As consultorias de recrutamento, seleção e treinamentos são responsáveis pelas contratações de jovens para grandes empresas de todo o Brasil. Nesta primeira rodada contaremos com os líderes da Eureca, Cia de Talentos, EmpregueAfro e Cia de Estágios compartilhando pontos de vista, experiências e ações que suas empresas têm feito para que a ascenção da juventude negra se torne realidade no ambiente corporativo.

moderador: Denise Neves Abade

Este encontro, promovido pelo SOMAMOS – REDE DE INCLUSÃO PELA DIVERSIDADE, que tem como pilar essencial a promoção da Educação Financeira, trará especialistas em finanças e jovens investidores para uma troca de experiências sobre escolhas e comportamentos que aceleram ou limitam a realização dos seus sonhos, além de conteúdo sobre investimentos e dicas úteis para conquistar a liberdade financeira. Os participantes terão acesso a uma ferramenta para descobrir seu perfil financeiro.

Andy de Santis 
Renata Batista
Marcos Ferreira
Gilvan Bueno Costa

As consultorias de recrutamento, seleção e treinamentos são responsáveis pelas contratações de jovens para grandes empresas de todo o Brasil. Nesta segunda rodada contaremos com os líderes do CIEE, 99jobs, Empodera e ID_BR compartilhando pontos de vista, experiências e ações que suas empresas têm feito para que a ascensão da juventude negra se torne realidade no ambiente corporativo.

Moderador: Lilene Ruy
Liliane Rocha
Eduardo Migliano
Leizer Pereira
Luana Genot