Veja abaixo os painelistas do Afro Presença.
Pesquisadora e Historiadora do esporte.
Jornalista, podcaster do Negro da Semana.
Aline Alves Felix é Psicóloga, com especialização em Psicologia Social e das Organizações, além de MBA Executivo em Marketing.
Executiva de Recursos Humanos, atua na área há mais de 13 anos, tendo passado por empresas nacionais e multinacionais, de diferentes segmentos e complexidades, liderando temas de Cultura e Desenvolvimento Organizacional, Desenvolvimento de Lideranças, Change Management e Inovação, Inclusão & Diversidade.
Atualmente, é a Head América Latina de Cultura, Experiência do Colaborador e Marca Empregadora para o grupo Natura&Co – composto pelas marcas Avon, Natura, Aesop e The Body Shop.
Apresentadora do @rangotv_oficial e pesquisadora da cozinha diaspórica africana pelas Américas.
Gerente de negócios da BASF.
Cientista em Construção na vida , no diploma Cientista da Computação pela PUCRio do Rio de Janeiro. De Duque de Caxias . Experiência no Programa Apple developer Academy formação de developers da Apple para estudantes. 2018 Scholarship Apple WorldWide developers conference . Scholarship Youth Program Internet – CGI 2020 . Criadora do Ogunhê um podcast para compartilhar sobre a história de cientistas africanos . Desenvolvedora Antirracista e Pesquisadora em Pensamento Computacional em Robótica .
Profissional com experiência cerca de 10 anos na área de comunicação corporativa em empresas de segmentos diversos, principalmente no setor de tecnologia e serviços, podendo ser destacado seu foco no cliente, resiliência e projetos com times globais na língua inglesa.
Com formação em relações públicas pela Universidade de São Paulo, buscou aprimorar seus conhecimentos em retorno de investimentos na comunicação em um curso de extensão e gestão empresarial em um MBA em 2016. Hoje estuda Psicologia como forma de contribuir ainda mais para a experiência completa de seu cliente, seja ele interno ou externo.
Durante o intercâmbio para a Universidad de Málaga no primeiro semestre de 2013, desenvolveu seu autoconhecimento, a língua espanhola e análise crítica das diferenças culturais na gestão da comunicação empresarial.
Co-fundador e sócio da Hybrid Colab, uma empresa de consultoria estratégica que inspira novas conexões humanas através da comunicação, pesquisa, desenvolvimento de pessoas, produção de conhecimento e estratégia disruptiva, acelerando mudanças positivas e impacto nas pessoas e negócios.
Sou um estrategista brasileiro e líder da indústria criativa que define a direção futura das marcas e como isso se desenvolve em termos de inovação, ação e comunicação. Meu trabalho frequentemente se estende à mídia e à cultura popular. Acredito que a comunicação precisa andar lado a lado com os movimentos culturais; acompanhar, ouvir e observar o que se passa em relação aos processos políticos, identidade de gênero, desigualdade social e tudo o mais que seja relevante para o contexto social e cultural. Minha experiência em pesquisa e estratégia de comunicação inclui a participação em duas campanhas eleitorais da Presidência da República e a participação em oito campanhas políticas do Governo do Estado.
Ao longo da minha carreira, fui Diretor de Estratégia da Pereira & Odell, VP Sênior de Estratégia da Agência Africa DDB, VP Sênior de Estratégia da Isobar, VP Sênior de Estratégia da Leo Burnett e ganhei diversos prêmios como Cannes Lions, Jay Chiat Awards e Effie Awards e tenho a honra de ter sido indicada para o Prêmio Caboré, Planejadora do Ano pela APP (Associação dos Profissionais de Publicidade) e Mulher para Assistir.
Procuradora do Trabalho e Vice-Coordenadora Nacional da Coordigualdade / MPT
Chef de cozinha e sócia do Meza Bar, professora de gastronomia e jurada no reality Show Culinário Sabor em Jogo
Formada em Psicologia, especialista em Semiótica Psicanalítica, com MBAs em Gestão empresarial e Engenharia de Produtos e Serviços.
Carreira 15 anos no RH.
Atualmente, Gerente de Gente e Gestão na B2W Digital
Mãe de duas crianças incríveis, casada com seu melhor amigo, leonina e apaixonada por Gent
Formado pela Universidade Federal da Bahia, é ator, diretor, roteirista, dramaturgo, repórter, preparador de atores. Artista engajado fundou a primeira Cia de Teatro Negro de nível superior no Brasil, a Cia Teatral Abdias Nascimento (CAN) na UFBA. Idealizou, Coordenou e Produziu o ABRIU DE LEITURAS, um projeto de promoção, difusão e intercâmbio da LITERATURA DO TEATRO NEGRO da Bahia e do Brasil (2014). Em duas décadas de carreira (cinema, teatro e tv) vem acumulando não só prêmios, mas o respeito da crítica especializada e da classe artística. Ano passado participou de duas séries da Rede Globo ” Cine Hollywood e Carcereiros” , produziu e dirigiu quatro séries de reportagem especial para a Globo/ Tv Ba. E protagonizou uma montagem teatral no Rio de Janeiro em turnê pelo país. Paralelo a sua carreira artística, Ângelo Flávio é um ATIVISTA NEGRO, que luta em defesa das causas sociais, tema sempre recorrentes em suas montagens teatrais.
Graduada em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade do Porto e pós-graduanda em História e Cultura Africana e Afro-brasileira pelo Instituto Pretos Novos, pesquiso diversidade organizacional e finanças com foco em questões raciais. Sou entusiasta de diferentes culturas e viajante de carteirinha, com experiência internacional em 20 países. Speaker convidada do TEDxUFF 2017, compartilhei sobre a importância da vulnerabilidade para a criação de verdadeiras conexões entre as pessoas. Sou apaixonada por empreendedorismo social e CEO da Barkus Educacional, negócio de impacto social de inclusão e educação financeira, e atuo como facilitadora de conteúdos sobre finanças e gestão. Uma das 25 histórias de mulheres inspiradoras do livro Somos Empreendedoras do Itaú Mulher Empreendedora.
Arquiteto e Urbanista
Supervisor Executivo de Mídias Sociais na Rede Globo.
Contribuir para que associações e têm propósito e valores convergentes.
# Cultura / Desenvolvimento Humano / Engajamento / Recursos Humanos / Propósito
Carlos José Santos da Silva, Cajé, é sócio de Machado Meyer Advogados e Presidente Nacional do CESA – Centro de Estudos das Sociedades de Advogados, é formado em direito pela Faculdade de Direito da USP e especialista lato sensu em Direito Empresarial pela PUC-SP e em Direito Empresarial pela GV e, pela mesma faculdade, fez o curso de extensão universitária em Administração de Serviços Jurídicos. Foi Conselheiro Federal , Conselheiro Seccional , Presidente da Turma de Ética Profissional do Tribunal de Ética e Disciplina e Presidente da Comissão Nacional de Sociedades de Advogados do Conselho Federal da OAB . É membro IAB, AASP, IASP, Instituto Brasileiro de Energia – IBDE, International Bar Association (IBA) e da UIA – Union Internationale des Avocats.
Reconhecido pela edição da publicação Latin Lawyer 250 em Pro Bono e na 10th Edition of The Best Lawyers in Brazil em Corporate e M&A. Condecorado com a “Medalha de Colaborador Emérito da Marinha”. Em 2017 foi indicado pelo Instituto Identidade do Brasil ID_BR com um dos 3 executivos brasileiros na categoria Liderança e Influência no incentivo a empregabilidade entre empresas e profissionais negros.
CEO e fundadora Talento Incluir, consultoria que já incluiu mais de 7 mil profissionais com deficiência no mercado de trabalho. Está entre as 20 mulheres mais poderosas do Brasil da revista Forbes em 2020. Em 2018 foi eleita a melhor profissional de Diversidade do Brasil segundo a revista Veja. Desde 2004 atua em programas de implantação de cultura de Diversidade e Inclusão nas organizações e desenvolve a inclusão socioeconômica de profissionais com deficiência.É madrinha do grupo de afinidade de profissionais com deficiência da AMCHAM.Participa de grandes Congressos e Eventos como palestrante
Cecilia Olliveira é jornalista, pós graduada em Criminalidade e Segurança Pública e em Administração Pública com ênfase em Gestão Sociais. Cursou Políticas de Drogas, VIH y derechos humanos, pela Intercambios Asociación Civil e La Cobertura Del Narcotráfico, pela University of Texas in Austin e Latin American Advocacy Fellowship Program on Drug Policy Reform, como bolsista da Open Society, em Londres.
Foi consultora da Anistia Internacional, onde atuou como pesquisadora e desenvolveu a plataforma de dados sobre violência armada Fogo Cruzado, hoje gerido pelo Instituto Update. Foi ainda consultora de comunicação da LEAP Brasil e assessora de comunicação do PRVL (Programa de Redução da Violência Letal contra Adolescentes e Jovens), uma Iniciativa do Observatório de Favelas realizada em Conjunto com o UNICEF e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Coordenou a equipe de comunicação da Redes da Maré, editorando o jornal Maré de Notícias.
Christiane Silva Pinto é paulistana da Vila das Mercês, formada em jornalismo pela Universidade de São Paulo e, após trabalhar como Recrutadora no Google Brasil por 6 anos, hoje gerencia a estratégia de marketing das soluções da companhia para Micro e Pequenas Empresas. Também fundou e liderou por 6 anos o comitê AfroGooglers, grupo formado voluntariamente por funcionários de diversas áreas (negros e aliados) e que tem por objetivo educar e gerar conscientização interna em relação à justiça racial, assim como apoiar e desenvolver os atuais profissionais negros na empresa, além de trabalhar com a comunidade externa visando sua capacitação e crescente representação de profissionais negros no mercado de trabalho.
Francês, é formado em Administração de Empresas pelo IEA (Paris). Foi estrategista na TBWA Paris, diretor geral da Orange Art (uma butique digital), COO da Wunderman Paris, vice-presidente de estratégia/inovação e COO da Y&R Brasil até se tornar CEO da agência.
É também sócio-fundador do Grupo Chez (Bar Secreto, Chez Oscar, Orfeu, Chez VN) e membro do board da Distrito (ecossistema de startups).
Pai; filho. Líder; seguidor. Aluno; professor. Palestrante e ouvinte.
Adoro trabalhar com pessoas e ajudá-las a desenvolver todo o seu potencial, criando experiências hipnotizantes, promovendo uma forma de trabalho atuante, solidária e colaborativa
Sólida experiência em vendas diretas e indiretas nas indústrias de software e marketing esportivo. Abordagens criativas para resolução de problemas. Hábil na formatação e execução de planejamento estratégico premium. Capacidade de construir processos simples e eficientes.
Espírito empreendedor e motivador, integrando equipes internas a parceiros e clientes de forma a superar os objetivos esperados, sempre, com ética e transparência.
Analista de Projetos
Coordenadora do Núcleo de Educação em Saúde (NES) do Serviço de Clínica Médica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP).
Coordenadora do módulo Gestão de Doenças Crônicas do Centro de Promoção à Saúde do Serviço de Clínica Geral do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP).
Membro da Coordenação da Residência de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Membro-fundadora e ex-coordenadora da Liga de Síndrome Metabólica do Departamento de Endocrinologia e de Clínica Geral do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP).
Médica assistente do Serviço de Clínica Geral e Propedêutica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).
Título de especialista em Aprendizagem Baseada em Problemas, concedido pela Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina (Unifesp-EPM).
Título de especialista em Clínica Médica e Medicina de Urgência, concedido pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica.
Título de especialista em Terapia Intensiva, concedido pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib).
Eduardo Camargo tem mais de 20 anos de experiência em comunicação de marcas. Ele começou sua carreira em 1997 na Leo Burnett como redator, tendo passado também pelas áreas de mídia e planejamento. Ele deixou a agência em 2004, quando era Diretor de Serviços Interativos, e em 2007 co-fundou a Colmeia, que se consolidou como produtora digital e estúdio de branded content. Em 2012, co-fundou com o WPP a Mutato, uma agência criativa contemporânea com escritórios em São Paulo, Buenos Aires e Bogotá, atendendo a clientes como Avon, Coca-Cola, Google, Grendene, Inbev, Itaú, Netflix, Riachuelo e Samsung, entre outros.
Eduardo Lorenzi chegou à Publicis em 2015 como VP de Planejamento. Em novembro de 2017, assumiu a copresidência ao lado de Miriam Shirley e, no início de 2019, passou a liderar sozinho a agência como CEO. Eleito Profissional de Planejamento do Ano pela APP em 2013, concorreu ao mesmo título duas vezes no Caboré (em 2011 e 2015). Edu iniciou a carreira na Talent há 22 anos. Depois, foi para a Neogama/BBH, onde atuou como Head of Planning Latam por 10 anos até se tornar sócio da agência. O executivo já foi jurado nos principais prêmios de estratégia do mercado, como o Effie Brasil, Effie Worldwide e Jay Chiat Strategy Awards. Também foi presidente do Grupo de Planejamento de 2011 a 2013 e membro do Conselho da instituição de 2013 a 2017. Hoje é membro do Conselho de Ética do Conar.
Gerente de Desenvolvimento Sustentável
Engenheiro de software experiente com um histórico comprovado de trabalho na indústria de software de computador. Hábil em REST, SOAP, Desenvolvimento Web e Security Assertion Markup Language (SAML). Forte profissional em Engenharia com Mestrado em Administração de Empresas (MBA) com foco em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getulio Vargas.
Redator Publicitário, Ativista Social E Pai Do Murilo.
Sou Do Morro Do Santo Inácio, Uma Comunidade Da Cidade De Niterói/Rj.
Tenho 36 Anos E Há 13 Entrei Na Publicidade.
Nesse Tempo, Tive A Oportunidade De Criar Campanhas
Para Anunciantes Como Natura, Mitsubishi, Santander,
Vivo, Honda Motos, Cerveja Devassa, Itaipava, Entre Outros.
Fundador Da Escola Rua
A Primeira E Única Escola De Criação Focada Em Inclusão E Diversidade.
Totalmente Gratuita E Direcionada Para Capacitar Jovens De Regiões Periféricas Para O Mercado Publicitário
Fundador Do Projeto #Eulivro
Que Já Distribuiu Mais De 3.000 Livros De Mão Em Mão Para Jovens Da Periferia.
Vice-Presidente Do Instituto Ninho Social
Ong Que Trabalha Com A Reinserção Social De Pessoas Em Situação De Rua.
Professor Na Miami Ad School (Sp E Rj)
Procuradora do Trabalho da Procuradoria Regional do Trabalho da 1ª Região.
Jornalista, especialista em Jornalismo Digital e em Mídias na Educação. Associada da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais de Educomunicação – ABPEducom e membro da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial do Distrito Federal.
Gerente de marketing da América Latina – DUPONT
Arquiteta e Urbanista
Especialista em Finanças com experiência em vários bancos de investimentos e fintechs.
Professor de atividade complementar da FGV Direito do Rio de Janeiro.
Sócio fundador da Financier Educação SA.
Membro da comissão de finanças do Conselho regional de administração
Membro do comitê de investimentos do fundo Baobá de Igualdade Racial.
Historiadora, pesquisadora, comunicadora e criadora de conteúdo. Criadora do canal Trans Preta no YouTube
Jornalista, criador do blog Guia Negro e colunista de Carta Capital.
Presidente do Comitê Estratégico de Comunicação do MPT; Especialista em Direito Constitucional pela PUC/ SP.
Gerente de Estratégia Comercial Varejo e Líder do Grupo de Etnia Bradesco.
Profissional de comunicação com formação diversificada e mais de 10 anos de experiência em Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Diversidade e Inclusão.
Um crente que as pessoas podem impactar positivamente e mudar o mundo. Ajudar as pessoas a alcançarem o que têm de melhor.
Carioca, casado, três filhos, nascido e criado no subúrbio da Vila da Penha. Formado em engenharia pela UFRJ. Um dos criadores do programa “Casseta & Planeta, Urgente!”, no ar de 1992 a 2010, onde atuou e escreveu. Autor de quatro livros, roteirista do filme CORRENDO ATRÁS (adaptado de seu livro “Vai na Bola, Glanderson”), com lançamento previsto para novembro. Atuou como ator da novela Totalmente Demais (reexibida recentemente pela rede Globo), representando o advogado Zé Pedro. Nadador de águas abertas e, o mais importante, botafoguense.
Repórter experiente com história comprovada de trabalho na indústria de mídia de transmissão. Hábil em narrativa, edição e marketing digital. Forte profissional de mídia e comunicação com graduação com ênfase em Comunicação pela Cásper Líbero.
Tem passagem como executivo de contas na Decolar, Blue Tree Hotels, MICE e outras empresas de turismo
Humberto Adami é advogado e Mestre em Direito. Preside as comissões nacional da verdade da escravidão negra CFOAB e estadual OAB RJ. É conselheiro seccional OAB RJ. É presidente da CIR IAB Comissão da Igualdade Racial do Instituto dos Advogados Brasileiros. É representante CFOAB na Conatrae.
Acho que a melhor maneira de descrever quem sou é compartilhar o propósito do meu trabalho: reimaginar e desconstruir as maneiras como pensamos e agimos sobre o trabalho e a vida como um todo, a partir de uma diversidade de perspectivas, dando às pessoas o caminho certo para sonhar adequadamente e torná-lo real, próspero e em equilíbrio com as necessidades essenciais e urgentes do mundo.
Depois de lutar por 14 anos em muitos empregos subestimados, em 2007 cheguei ao mundo da publicidade sem nenhum conhecimento de suas idiossincrasias, e acho que esse foi o principal motivo que me manteve näive, burro e inconsciente o suficiente para criar minha própria agência apenas 3 anos após meu primeiro trabalho como analista de conteúdo.
Os últimos 8 anos foram a melhor escola de negócios e relações humanas que eu poderia imaginar ou pagar, e isso me moldou para me tornar um líder que acredita firmemente que a verdadeira revolução exige novas maneiras de pensar e agir através das perspectivas dessas pessoas as agências de publicidade e os departamentos de marketing insistem em marginalizar em um ciclo de conceitos e promessas vazias que só fecha e consome.
Tenho trabalhado para moldar minha empresa, New Vegas, a um ponto sem volta.
Graduada em Pedagogia pela PUC GO, Especialista em Métodos Técnicas de Ensino pela Universidade Salgado de Oliveira. Ativista do Movimento Negro e do Movimento Sindical. Atualmente Secretária de Combate ao Racismo da CNTE; Secretaria de Comunicação da CUT GO; Foi Conselheira do Conselho Estadual de Educação de Goiás; É Coordenadora do Centro de Referência Negra Lélia Gonzáles; É a atual Coordenadora Nacional do MNU – Movimento Negro Unificado . Mora na cidade de Goiânia – GO e mãe de quatro meninas (Naomí•Júlia•Nuala•Naila)
Bacharela em Relações Internacionais, mestranda em Direitos Humanos pela UNB. co-fundadora do Laboratório de Estudos Afrocentrados em Relações Internacionais (LACRI), que foi o primeiro espaço institucionalizado no Brasil a questões articulares raciais dentro das relações internacionais.
Bailarina
Nascido na comunidade de Peixinhos, em Olinda, filho de um operário e de uma lavadeira, Israel de França enfrentou, desde cedo, os desafios da pobreza e do racismo. Porém, como os Meninos do Coque, sua vida mudou quando se encontrou com a música, ao integrar a banda estudantil do Projeto Espiral, na escola estadual Cônego Jonas Tourinho, aos 13 anos. Lá Israel consolidou sua vocação musical e, com dois anos e meio de estudo, já estava na Orquestra Sinfônica do Recife. Depois, mudou-se para Campinas (SP) e, em 1989, para a Europa, a fim de estudar violino na Inglaterra e em Portugal. Atualmente, é regente da Orquestra Ciudad de Granada, na Espanha.
Economista, ex Coordenador de Pesquisa e Sondagem do IBRE
Professor Doutor pela Universidade de Brasília, Mestre em Ciências Politicas pela Unicamp. Ex perito da Unesco com Missão em Angola, autor de 3 livros e fundador do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado de São Paulo. Ex diretor do Departamento dos Direitos Humanos da Secretaria de Direitos humanos da Presidência da República.
Eu escrevo. Mas também sou um redator. Já escrevi videoclipes, canções, manifestos, histórias, filmes e, na maior parte da minha carreira, campanhas publicitárias para algumas grandes empresas.
Sou uma negra gay que nasceu e foi criada em uma cidade no meio da floresta amazônica chamada Porto Velho. De lá, fui para o Rio de Janeiro, onde estudei na ESPM. No Rio, tive a oportunidade de trabalhar na Agência3 e na Artplan, a maior agência independente do Brasil, DM9Rio, e Pereira O’Dell. Também fui selecionado para fazer parte da 1st Young Lions Creative Academy.
Depois de ser um Young Lions, vim para São Paulo, onde trabalhei em agências como JWT, Loducca, FCB, Publicis, entre outras.
Hoje sou redator / consultor criativo freelance, e trabalhei e trabalho para clientes como Mesa, Google, Facebook, Avon, Nivea, Unilever, Ambev, Samsung, Pantene, Jaguar & Land Rover, Kimberly & Clark e muitos outros. Minha campanha mais recente com o Google foi a campanha deles com melhores resultados desde que chegaram ao Brasil.
Além disso, criei e produzi o único banco de imagens de mulheres negras do mundo; Sou mentor do SaferLab, uma iniciativa conjunta da SaferNet e do Google. Lá, fui mentor de sete grupos. Seis foram selecionados e receberam recursos para desenvolver seus projetos.
Em 2019, fui considerado um dos 25 jovens que estão mudando a indústria da publicidade, e também fui considerado um Youpix Builder.
Foi cozinheiro de autoridades na Marinha do Brasil e trabalhou com grandes nomes como Alain Ducasse, Flavia Quaresma e David Jobert. Foi Chefe Executivo do Restaurante Fazenda Culinária, localizado no Museu do Amanhã, por dois anos. Premiado em 2017 com o título de “Chef Revelação pelo Prêmio Infood de Gastronomia”
Arquiteta e Urbanista
Estrategista de conteúdo e marca com 9 anos de experiência na indústria de publicidade e marketing digital.
Como um pensador estratégico e criativo com fortes habilidades analíticas. Estou sempre procurando maneiras inovadoras de construir projetos impactantes e alcançar múltiplos públicos por meio de diferentes abordagens e canais. Liderei e gerenciei projetos de conteúdo inovador baseados em insights baseados em dados, trabalhando com um profundo conhecimento do consumidor brasileiro e das tendências sociais no ambiente digital.
Já trabalhei em algumas das maiores agências de criação do Brasil, como Publicis e J. Walter Thompson, no time estratégico de suas marcas globais. E, já desenvolvi projetos para marcas como Nestlé, Ford Brasil, Avon e Facebook.
Hoje, trabalho no Google como estrategista de conteúdo, fortalecendo o conhecimento dos líderes de nível C sobre o impacto da transformação digital nos negócios, alinhado a uma compreensão profunda do comportamento humano.
Karine Alves hoje é apresentadora esportiva do Grupo Globo, atuando no Sportv.
Antes de assumir este novo desafio, atuou nos canais Fox Sports, como âncora do “Central Fox”. Além disso, também fazia reportagens para o canal. Em 7 anos e meio na emissora, Karine ganhou duas Copas do Mundo e uma Olimpíada no currículo.
Mas a carreira no jornalismo começou em Porto Alegre na RBS, afiliada da Rede Globo, onde atuou por mais de 8 anos e se tornou repórter e, também, apresentadora na área esportiva.
Professora doutora do curso de Relações Internacionais da UFSC
Katemari Rosa é professora no Instituto de Física da UFBA, onde coordena o projeto “Contando nossa história: Negras e Negros nas Ciências, Tecnologias e Engenharias no Brasil”, uma iniciativa para mapear cientistas negras e negros no país. A pesquisadora é integrante do grupo Sapa Cientista (@LBsTem) e do DICCINA, o Grupo Diversidade e Criticidade nas Ciências Naturais. Além disso, é uma aficcionada da impressão 3D e suas diversas possibilidades de conexões criativas nas ciências.
Sou Lara Lages, paraense de Porto Trombetas, Jornalista e Mestre em Sociologia pela
UFPA. Decidida e curiosa desde criança, escolhi ser jornalista aos 13 anos. Entendi que a
minha habilidade com a comunicação era um jeito possível de transformar, ainda que em
pequena medida, o mundo ao meu redor, começando por mim mesma.
Já fiz de tudo um pouco. Fui repórter, apresentadora, produtora, social media, produtora executiva de desenho animado. Eu trabalhei com pesquisa durante a graduação. Tive a oportunidade de conhecer as
diferentes realidades do meu estado, o Pará. Viajei para alguns municípios da Rodovia
Transamazônica, mapeando rádios comunitárias e entendo as formas de fazer
comunicação daqueles lugares. E a minha curiosidade e busca por transformação me trouxeram até São Paulo, em que atuo como redatora, planejamento e soluções criativas, decodificando a
linguagem periférica e pensando em futuros possíveis.
Desafio? Pode chamar que gosto muito de pensar em soluções criativas!
Obstetra e Ginecologista
Sou formada pelo Instituto de Ensino Superior de Brasília. Iniciei minha carreira no jornalismo em 2013. Nesta época, trabalhei na Rádio Justiça (STF) e no mesmo ano comecei a trabalhar na Agência Radioweb – a maior agência de notícias para rádios do País. Desde então, sou repórter e produzo conteúdo para rádios
Diversidade Global e Inclusão na BRF.
Sócia das Consultorias GENYZ Pesquisa e Desenvolvimento em 3D na Moda e The Forest transformação organizacional.
Psicólogo e Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade Federal Fluminense. Pesquisa sobre saúde mental, questões raciais e anticoloniais. Entre seus artigos publicados encontram-se “Descolonizando a Psicologia: notas para uma Psicologia Preta” e “Pandemia e neurotização da vida: como será o amanhã?”. É idealizador e professor dos cursos Introdução à Psicologia Preta; O cuidado em saúde mental no contemporâneo; Frantz Fanon e a Esquizoanálise, ministrados por meio da plataforma descolonizando.com. Além dos atendimentos clínicos individuais e em grupo, trabalha com análise institucional e consultorias nas áreas de diversidade e saúde mental.
Luis Fabiano de Assis é Mestre e Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e Research Fellow no Centro de Direitos Humanos e Justiça Internacional da Universidade de Stanford (EUA), Professor da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), Procurador do MP do Trabalho. Membro convidado pela Universidade das Nações Unidas para integrar o Reference Group da Plataforma de Conhecimento da Aliança 8.7, em prol da erradicação do tráfico de
pessoas, da escravidão contemporânea e do trabalho infantil. Colaborador convidado em iniciativas e projetos da Organização Internacional do Trabalho (Lima-Peru e Genebra-Suiça), do Centro de Pesquisas em Políticas Públicas da Universidade das Nações Unidas (Nova Iorque-EUA) e do Banco Mundial (Washington, EUA), em temas relacionados ao uso de dados e de iniciativas de gestão do conhecimento para o fortalecimento de políticas públicas de proteção aos direitos humanos no mundo do trabalho.
Mais de 25 anos: Projetando, implementando e gerenciando equipes e soluções para fornecer serviços escalonáveis e resilientes, infraestrutura operacional automatizada (econômica), desempenho e proteção de dados para sistemas altamente disponíveis.
Atuação profissional e acadêmica na proteção e reparação de violações de Direitos Humanos de Povos Indígenas, Comunidades Quilombolas e Populações Tradicionais.Atuação profissional na Proteção ao Meio Ambiente com enfoque na autorização e uso de agrotóxicos. Especialista em Direito Constitucional pela Uniderp. Mestre em Antopologia Social pela UFGD e Doutorando em História Indígena pela UFGD.
Possui graduação em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1995); Pós-Graduada em Direito Empresarial e em Direito Tributário, pela FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas; Advogada atuando na área de Direitos Humanos – Questões de Gênero, Raça e Etnia e no enfrentamento à violência contra a mulher e violência doméstica e familiar. Inicio da carreira jurídica, 1993 como estagiária na Procuradoria de Assistência Judiciária do Estado de São Paulo, órgão governamental que antecedeu a Defensoria Pública, criada em 2008; Em 1994 iniciou sua militância no Movimento Negro e Feminista Negro, como estagiária de direito, no SOS-Racismo, departamento jurídico do Geledès-Instituto da Mulher Negra, onde atuava nos processos judiciais nas demandas raciais e violência doméstica. Tornou-se sócia efetiva do Geledès, organização onde atualmente ocupa o cargo de Presidente no triênio 2018/2021; Conselheira Estadual na Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional São Paulo, no triênio 2019/2021; Presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB/SP, no triênio 2019/2021; Coordenadora Regional do Curso Promotoras Legais Populares, projeto que visa a capacitação de Lideranças Femininas Comunitárias em direitos humanos e direito das mulheres, no sentido de multiplicar informações nesses temas; fortalecer a busca da cidadania e acesso à justiça e atuação na rede de enfrentamento à violência doméstica. Representante do Geledès na coordenação executiva na Plataforma de Direitos Humanos – Dhesca Brasil, uma rede formada por cerca de 60 organizações da sociedade civil, que desenvolve ações de promoção e defesa dos direitos humanos, bem como de reparação de violações de direitos – no biênio 2016/2018; Representante do Geledès na Articulação Justiça e Direitos Humanos ? JusDh é uma rede nacional composta por entidades e organizações de assessoria jurídica e movimentos sociais que lidam com ações judiciais em diversos temas de direitos humanos. Criada em 2011 no I Seminário Justiça e Direitos Humanos, realizado na cidade de Brasília, a rede é fruto dos diálogos e análises que as entidades e movimentos vêm realizando desde o ano de 2008 sobre a justiciabilidade dos direitos humanos, em sua relação com os problemas do acesso e democratização da justiça; Representante do Geledès na COMESP – COORDENADORIA DA MULHER EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR DO PODER JUDICIÁRIO/TJSP; Associada do Instituto Patrícia Galvão Mídia e Direitos, organização social sem fins lucrativos fundado em 2001 que atua nos campos do direito à comunicação e dos direitos das mulheres brasileiras, onde representa o Geledès; Advogada voluntária do Instituto do Negro Padre Batista (INPB) ? Organização que faz parte do movimento eclesial afro-católico, fundada em 1987, que trabalha as demandas da população afrodescendente; Ex-Presidente da Comissão de Igualdade Racial e Ex-Vice-Presidente da Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil, da OAB de São Paulo, no ano de 2015;
Repórter na Exame nas editorias de negócios e marketing. Se especializa na cobertura de diversidade (gênero, orientação sexual, étnica-racial e pessoas com deficiência), participa da produção anual do Guia Exame de Diversidade e de outras publicações relacionadas.
Mestranda em Ciência da Comunicação na Universidade de São Paulo, com projeto que visa compreender as construções de narrativas com pessoas trans em alguns veículos de mídia.
Consultora, palestrante e Juíza Federal do Trabalho Aposentada do TRT2.
Mestre em Direito pelas Faculdades de Direito da Universidades de Columbia, em Nova Iorque e Stanford, na Califórnia.
Advogado em SP, Professor Associado do Departamento de Direito do Trabalho e Seguridade Social da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP)
Publicitário, empreendedor e consultor em diversidade. É da rede alumni do Berkman Klein Center da Universidade Harvard e foi fellow da Fulbright na Universidade de Maryland. Também é sócio da Afar Ventures, uma empresa, como sede nos Estados Unidos, de atração de investimentos para o Brasil. Atua também como palestrante e consultor na Casé Fala criando estratégias para várias empresas. Foi escolhido como um dos afrodescedentes mais influentes do mundo, em 2018, pela organização Most Influential People of Africa Descent (MIPAD). É professor do curso de Comunicação Social da Universidade Católica do Salvador e já prestou consultoria para várias organizações internacionais. Foi escolhido para um encontro privado com o ex-presidente Barack Obama no Brasil e foi o único brasileiro convidado para palestrar no primeiro evento internacional da Fundação Obama, em Chicago. Paulo Rogério é também cofundador da Vale do Dendê, que acelera e investe em startups da área criativa e digital em Salvador, Bahia.
Após a fusão da J. Walter Thompson e da Wunderman, Pedro Reiss tornou-se CEO da Wunderman Thompson Brasil em setembro de 2019, apenas dois anos depois de assumir o controle da Wunderman no Brasil. Antes disso, Reiss foi um dos principais responsáveis pelo sucesso da F.biz, agência onde trabalhou por 18 anos em diversas funções, como Diretor de Tecnologia, Chefe de Plataformas e Co-CEO. Em 2011, ele participou da negociação da aquisição da F.biz pela WPP.
Pedro também trabalhou na Whirlpool, FCB, e como consultor para empresas em fintech, start-ups de biotecnologia e uma start-up de e-commerce de capital aberto. Pedro, formado em Administração de Empresas pela FGV de São Paulo e cursando a Singularity University, faz parte da geração de profissionais que criou o primeiro ecossistema digital do Brasil e lidera suas inovações desde então.
Coordenador do Mestrado Profissional em Desenvolvimento de Jogos Digitais da PUC-SP
Pós-Doutor em Informática e Doutor em Educação (USP), Professor da Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUCSP. Ainda na PUCSP, coordena o Mestrado Profissional em Desenvolvimento de Jogos Digitais
No mundo corporativo e de serviços atua como empreendedor e mentor da área de inteligência estratégica e marketing digital.
Mais de 15 anos de experiência em Publicidade e Comunicação com um histórico comprovado de trabalho na indústria de marketing e publicidade. Hábil em Gestão de Comunicação de Marca / Produto / Serviço, Estratégia Integrada (Digital, Performance, Conteúdo, PR, Garantias). Forte profissional de comunicação com bacharelado com foco em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing.
Possui graduação em Física Biológica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007) e mestrado (2009) e doutorado (2014) em Física pela Universidade de São Paulo, São Carlos. Desde agosto de 2014 é professora doutora da Universidade Federal do Paraná no Setor Palotina. Trabalha na área de astrofísica de partículas, com foco em física de raios cósmicos de altíssimas energias nos Observatórios Pierre Auger e Cherenkov Telescope Array – CTA.
Mestre e Doutor pela PUC/SP. Professor de Direito Tributário da USP e da FGV DIREITO SP. Sócio de Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr e Quiroga Advogados.
Robson de Oliveira é advogado do Escritório Demarest Advogados, vencedor do Chambers Diversity & Inclusion Awards 2019, na categoria Future Leader – Minority Lawyers, co-fundador e membro do Comitê D Raízes do Demarest Advogados, da Comissão de Igualdade Racial da OAB/SP e do Fórum de Prevenção e Combate à Discriminação Racial no Trabalho do Ministério Público do Trabalho – MPT/SP, Coordenador do Projeto Incluir Direito, autor de artigos publicados.
Eu estou desafiando o status quo desde meus primeiros dias, desde as regras corporais da indústria da moda e beleza até a falta de publicidade, declarações de diversidade e estrutura da indústria.
Chegou a assumir a liderança do Twitter Next no Brasil, atuando em parceria com anunciantes e agências no desenvolvimento de estratégias, campanhas e conteúdo, com mais de 18 anos atuando com estratégias de comunicação incluindo 6 anos desenvolvendo roadmaps online e offline em empresas multinacionais, agregando valor da marca por meio de conteúdo empolgante, mentalidade de diversidade e campanhas de igualdade de gênero de dentro para fora da empresa.
Anteriormente Chefe de Conteúdo da Ogilvy – WPP, Music 2 / Mynd Diretor de Planejamento e Inovação Digital.
Também fui Líder de Comunicação de Marcas por 10 anos, tendo trabalhado na Avon Brasil desenvolvendo estratégias integradas de marketing para consumidores e representantes, liderando iniciativas de comunicação para integração de publicidade online e offline junto com agências e produtores parceiros para construir bases sólidas para diferenciação de marca, resultados de vendas, compartilhamento de voz e crescimento do buzz.
Homenageada como uma das Mulheres para Assistir 2020 e é uma das mais importantes líderes do mercado brasileiro.
“Nasci e fui criado na efervescente comunidade da Rocinha nos anos 80. Nos mudamos para São Paulo nos anos 90 onde me formei como Designer de Moda, MBA em Estratégia de Negócios e Lambada (sim, dança proibida).
Uma mulher negra ciente do mundo desigual em que vivo e da responsabilidade de ser agente de mudança nele.
Fã de “Everybody Hates Chris”, louca por dias de sol, com vários livros de Bell Hooks na estante. “
Há mais de 10 anos como Motion Designer mercado publicitário, Samuel Gomes se formou em Design Gráfico graças a políticas públicas de inclusão (Prouni). Negro, de origem periférica e gay assumido, estreiou sua carreira literária com a obra “Guardei No Armário” em 2016, se tornando escritor independente, vendendo duas edições completas do livro e participando de duas edições da Bienal do Livro de São Paulo. Também em 2016, deu os seus primeiros passos como criador de conteúdo com o canal de Youtube de mesmo nome de seu primeiro livro, chegando a quinta temporada de vídeos em 2020. Militante das causas Negra e LGBT, Samuel tem palestrado sobre diversidade sexual e raça por todo o país. No seu histórico, ele já falou sobre diversidade na Nextel, FIAP, FLIPOP, Feira Literária de Ribeirão Preto, IV Semana de Diversidade da Escola Politécnica da USP, Google Brasil, entre outras. Eleito LinkedIn Top Voices 2019. Um dos cinco finalistas do 19º Prêmio Cidadania em Respeito à Comunidade LGBT+, pela Parada LGBT de SP 2019. Eleito referência entre as 250 pessoas do mercado digital para se conhecer e se inspirar em 2018. Embaixador do Games, organização que coloca a diversidade em pauta e ação. Fui embaixador da Natura em 2019. Motion Designer e Cultura na Bullet. Head de Criação da Agência Responsa entre 2019 e 2020, um projeto para fazer publicidade voltada para os novos centros urbanos (periferia).
Procuradora-Geral do Trabalho (biênios 2003-2005 e 2005-2007)
Conselheira Nacional do CNMP – Conselho Nacional do Ministério Público (biênio 2009-2011). Diretora-Geral Adjunta ESMPU – Escola Superior do Ministério Público da União (biênio 2016-2018). Vice-Presidente da ANPT – Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (biênio 2000-2002). Vice-Gerente Projeto Estratégico Empregabilidade LGBTIQ+ / Ministério Público do Trabalho.
Graduação em economia e está se doutorando em administração. Ele produção nos temas de afroempreendedorismo
Nascido em Niterói, no Rio de Janeiro, é graduado em Ciências Jurídicas, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com mestrado em Política Internacional pela Universidade Livre de Bruxelas. Ingressou no Instituto Rio Branco em janeiro de 1986. No Itamaraty, trabalhou no Cerimonial, na Divisão da África, na Divisão de Direitos Humanos e na Divisão de Temas Sociais.
Entre setembro de 2012 e julho de 2014, chefiou o gabinete do então Presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministro Joaquim Barbosa. Posteriormente, exerceu as funções de chefe de gabinete do Ministro de Estado da Defesa, assessor internacional da Casa Civil da Presidência da República e secretário especial adjunto de direitos humanos do Ministério dos Direitos Humanos. Em junho de 2017, foi eleito para um mandato de quatro anos (2018-2021) como membro do Comitê das Nações Unidas para a Eliminação da Discriminação Racial.
No exterior, serviu na Missão do Brasil junto à União Europeia, em Bruxelas, chefiando o setor de direitos humanos. Na Embaixada do Brasil em Bogotá, chefiou o setor de promoção comercial. Na Missão do Brasil junto à OEA, em Washington, voltou a tratar dos temas de direitos humanos. E na Embaixada do Brasil em Santiago, no Chile, chefiou o setor de promoção comercial.
Gerente de Desenvolvimento de Mercado – Líder da Global African Afinity
Membro do Conselho Consultivo. Orador público. Líder experiente. Educação e orientação internacional. Mais de 40 anos de experiência em gestão farmacêutica e marketing no Brasil, Espanha e região da América Latina. Ocupando cargos de Gerência Geral, em países, desde 2002.
Chef restaurante no Pará – Remanso do Bosque.
Graduação Direito pela Universidade de Brasília em (1992). Mestre em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo, em virtude da dissertação: O papel do princípio da Dignidade da Pessoa Humana na Constituição de 1988 (2006). Doutora pela Universidade de São Paulo (2017) em virtude da tese: O papel do Conselho Nacional de Justiça no Estado democrático de direito
Vaneza Oliveira, nascida no dia 12 de agosto de 1988 é uma atriz brasileira. Se destacou como Joana Coelho, uma rebelde que luta contra um grupo denominado Causa em 3%, primeira produção brasileira da Netflix. Tamanho sucesso fez com que a série já esteja renovada para a quarta temporada. Atriz e diretora, Vaneza se interessou pelo mundo artístico aos 11 anos, mas, aos 16, engravidou e, a partir daí, achou que atuação não seria mais uma opção. “Com 24 anos, depois de ter desistido de duas faculdades, eu resolvi ir atrás do teatro e, finalmente, fazer aquilo que tanto queria, para que parasse de ser um sonho. E descobri que atuar era o que desejava para minha vida. Três anos depois, eu recebi uma mensagem de um produtor de elenco de 3%. Na época, fiz o primeiro teste e busquei saber mais sobre o projeto. Foram quatro testes até me falarem que eu passei. O dia era 7 de dezembro de 2015, data do aniversário da minha filha. Foi muito massa e uma data impossível de esquecer”, lembra. Além de 3%, Vaneza é diretora e roteirista no curta “Mãe não chora”, sobre uma mãe que precisa levar seu filho ao trabalho, pois não pode deixá-lo com o pai. A inspiração? Sua própria história.