Logo_Preto-e1696012871409

SOCIEDADE EM DEBATE – 2021

PAINELISTAS

Veja abaixo os painelistas do Afro Presença.

SOCIEDADE EM DEBATE

08 DE SETEMBRO


Acácio Sidinei Almeida dos Santos

Cargo: Pró-Reitor de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas da Universidade Federal do ABC (UFABC).

Bio:

Tataraneto de Mulheres Africanas. Bisneto, neto e filho de Mulheres do Recôncavo da Bahia. Doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo – USP e pós-doutorado pela Faculdade de Saúde Pública – USP. É Pró-Reitor de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas da Universidade Federal do ABC (UFABC); professor no curso de Relações Internacionais (IBRI/UFABC); coordenador da pesquisa “Migração e saúde: itinerários terapêuticos, práticas e estratégias de cura de imigrantes africanos na cidade de São Paulo” (edital universal CNPq); coordenador do grupo de estudos e pesquisas sobre as Relações Brasil / África (UFABC); pesquisador associado ao Grupo de Antropologia da Comunicação da Université Félix Houphouët-Boigny (Côte d´Ivoire); membro colaborador da Cátedra Sergio Vieira de Mello (CSVM/UFABC); Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi coordenador do Núcleo de Estudos Africanos e Afro-brasileiros (NEAB/UFAL).


Adriane Reis de Araújo

Cargo: Procuradora Regional do Trabalho – MPT/SP e Coordenadora Nacional COORDIGUALDADE/MPT

Bio: Procuradora Regional do Trabalho em São Paulo. Mestre das Relações Sociais PUC/SP e Doutora em Direito do Trabalho e Previdenciário pela Universidade Complutense de MADRI.


Alessandra Benedito

Cargo: Professora na Fundação Getúlio Vargas e Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Bio:

Professora da Escola de Direito da FGV, FGV EAESP e da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Palestrante e Consultora em estratégias de inclusão racial nas Organizações.


Ana Carolina Quirino

Representante interina da ONU Mulheres Brasil 

Bio:

Oficial de Projetos do Programa de Promoção da Igualdade de Gênero e Raça da ONU Mulheres e especialista de Programas da ONU Mulheres.


Carmen Dora Freitas Ferreira

Cargo: Advogada e Conselheira consultiva da Associação dos Advogados Trabalhistas

Bio: 

Graduada em Serviço Social, também se formou em Direito, em 1988.  Advogada, ex-presidente da comissão de igualdade racial da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo, conselheira consultiva da Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo e membro da Associação Nacional da Advocacia Negra.


Cleber Santos Vieira

Cargo: Professor e presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros

Bio:

Possui Graduação (1997) e Mestrado (2001) em História pela UNESP/Franca; Doutorado em Educação (2008) pela USP. Professor Adjunto do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP. Docente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da UNIFESP. Membro do NEAB-Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Unifesp. Diretor de Relações Institucionais da ABPN-Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (Gestão 2018-2020). Atua nas seguintes áreas: história do livro e dos manuais didáticos; ensino de história e cultura afro-brasileira e africana; educação das relações étnico-raciais.


Danielle Olivares Corrêa

Cargo: Procuradora do Trabalho – MPT-SP

Bio:

Procuradora do Trabalho Coordenadora Regional da Coordigualdade na Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região.


Dagoberto José Fonseca

Cargo: Atualmente é docente da Faculdade de Ciências e Letras – UNESP, Departamento de Antropologia, Política e Filosofia, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais.

Bio:

Possui graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987), mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994), doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000), pós-doutorado em Educação pela Universidade de Campinas (2009) e Livre Docente em Antropologia Brasileira pela Faculdade de Ciências e Letras-UNESP-Campus de Araraquara (2014). Atualmente é docente da Faculdade de Ciências e Letras – UNESP, Departamento de Antropologia, Política e Filosofia, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais – Campus de Araraquara; membro do Programa de Pós-Graduado Dottorato in Scienze Umane da l’Università degli Studi di Perugia (Italia) e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (Campus Franca-UNESP). 


Elisa Lucas Rodrigues

Cargo: Coordenação de Promoção da Igualdade Racial

Bio:

Secretária Executiva Adjunta na Secretaria dos Direitos Humanos e Cidadania do Município de São Paulo. Seis anos foi Coordenadora de Políticas de Promoção de Igualdade Racial da Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania do Estado e dedicou sua vida ao combate do preconceito e da discriminação racial, assumiu em 17 de setembro último o cargo de Secretária Executiva Adjunta da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania do município de São Paulo.

Antes de sua nomeação, já havia sido convidada pelo presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, o deputado Cauê Macris, para assessorá-lo. Entre 2003 e 2010, foi eleita para presidir o Conselho Estadual da Comunidade Negra. Desempenhou ainda o cargo de assessora parlamentar no Palácio dos Bandeirantes, no período de 2011 a 2012.


Elisabete Aparecida Pinto

Cargo: Professora Associada I da UFBA.

Bio:

É professora Associada I da UFBA. No período de 2017 a abril de 2020 foi liberada para UNIFESP para auxiliar na implementação do Plano De Cooperação Técnica Para Executar o Serviço Junto a Pro-Reitoria De Assuntos Estudantis na Elaboração de Programas e Projetos de Ação de Transversalição da Questão Étnico-Racial e de Gênero na Política Ações Afirmativas e Assistência Estudantil-PRAE. Foi Assessora da Pró-reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil assumindo o cargo em abril de 2013 até dezembro de 2013. A partir de dezembro de 2013 assumiu a Coordenação de Programas de Assistência Estudantil até agosto de 2014. Coordenadora do Colegiado de Graduação em Serviço Social da Universidade Federal da Bahia (Gestão 2009- 2013). Destaca nessa gestão a elaboração do Projeto Pedagógico do Curso enfatizando a transversalidade das categorias étnico-racial e de gênero.  A primeira pesquisa realizada foi original e pioneira no contexto do Serviço Social brasileiro. 


Elizeu Soares Lopes

Cargo:  Ouvidor da Polícia do Estado de São Paulo

Bio:

Advogado criminalista. Possui especialização em direito constitucional e administrativo pela EPD (Escola Paulista de Direito) e em gestão pública pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

Antes de assumir a Ouvidoria, foi chefe de gabinete parlamentar na ALESP (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) e consultor do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) no Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura.


Fernanda Lira Goes

Cargo: Técnica de Planejamento e Pesquisa (TPP), Instituto de Pesquisa Econômica (Ipea)

Bio:

Possui graduação em Relações Internacionais pela Faculdade Integrada da Bahia (2002) e especialização em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (2006). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Política Externa Africana do Brasil.


Fernando Costa da Conceição

Cargo:  professor na Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Bio: 

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (Ufba/1986), Fernando Conceição é mestre e doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1996 e 2001, respectivamente).

Membro fundador do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da UFBA, é professor adjunto desta universidade, onde começou em 1996 como professor substituto.


Fernando José da Costa

Cargo: Secretário da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo

Bio:  Advogado, professor em direito penal e processual penal, mestre e doutor em direito penal pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), doutor em direito penal pela Università Degli Studi di Sassari, na Itália. O criminalista foi também Conselheiro Seccional da OAB de São Paulo, Presidente da Comissão de Direito Criminal e vice-presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB de São Paulo, além de ser autor de livros jurídicos.


Frei David dos Santos

Cargo: Diretor Executivo da EDUCAFRO BRASIL

Bio:  

Diretor Executivo da EDUCAFRO BRASIL – rede de pré-vestibulares comunitários que atua no Brasil há mais de 40 anos. As três principais lutas empreendidas são: 1) inclusão nas universidades públicas e particulares, através de ações afirmativas; 2) Inclusão nos concursos públicos através de cotas; 3) Metas de inclusão nas empresas particulares. Há mais de 40 anos dedica-se a trabalhos populares, sobretudo na área da Educação para afro-brasileiros. Ultimamente tem feito forte investimento humano e financeiro na EDUCAFROtech, curso intensivo de 3 meses onde o aluno recebe bolsa para estudar TI. Fundou o MED-AFRO, curso voltado para inclusão de negro(a)s nos cursos de Medicina. Uma de suas alunas, aprovada em MEDICINA na USP, está na matéria de capa do Jornal ESTADAO de 6/6/2021. Frei David Santos é Teólogo e Filósofo, sendo Ordenado Padre em 1983. Ajudou na criação e solidificação do PROUNI – programa do Governo Federal que coloca nas universidades particulares, através de Cotas, Afro-brasileiros e outros pobres. Esse programa, em cinco anos, colocou mais negros nas Universidades particulares que nos 500 anos anteriores.


Helen Pedroso

Mini Bio

Formada em Psicologia pela PUC-SP, atualmente cursando o MBA em Gestão de Saúde na FGV-Rio, tem MBA em Gestão de Negócios Sustentáveis pela UFF, especialização em Liderança Executiva para o Terceiro Setor pela Kellogg University em Chicago/USA e é certificada pela Board Source sobre engajamento de Conselhos. Apesar de não concluído, cursou um ano do Mestrado em Serviço Social pela Universidade George Mason nos EUA. Com grande experiência na área Social, atuou nacional e internacionalmente em diversas organizações sociais incluindo Instituto Coca-Cola Brasil, ONG Melwood/ EUA, CIEDS, Fundação Xuxa Meneghel, SESC-Rio e como gestora de projetos sociais na Secretaria Estadual de Ação Social e Cidadania do Rio de Janeiro. Foi membro Fundadora do Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial e é Diretora Administrativa voluntária da Fundação Angélica Goulart. A partir de 2016 foi gerente geral do Instituto Ronald McDonald sendo responsável pelo acompanhamento e desempenho do planejamento estratégico, de recursos e gestão captação do orçamento da organização, tomando decisões que impulsionam resultados e o cumprimento da causa social de “Promover a saúde e a qualidade de vida de crianças e adolescentes com câncer”. Em 2020 foi promovida para função de Diretora Executiva tendo como missão administrar a organização e projetar seu crescimento nos próximos anos. Em 2021, assumiu a Diretoria Institucional da United Nations Global Compact Brasil.


Helton Simões Gomes

Cargo: colunista do canal e editor do núcleo de diversidade, do Portal UOL

Bio:

Jornalista com especialização em economia e finanças. Tem passagens por Folha de S.Paulo e G1, em que cobriu todos os maiores eventos de tecnologia. No UOL desde 2017, trabalhou na construção de Tilt, o canal de ciência e tecnologia do portal. Atualmente, é colunista do canal e editor do núcleo de diversidade.


Horácio Conde

Cargo: Presidente Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo

Bio:

Advogado Trabalhista. Presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo (AATSP)


Jefferson de Oliveira Silva

Cargo: Professor na PUC-SP – coordena o curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial.

Bio: Doutor em Computação pela Universidade de São Paulo (IME-USP). É professor na PUC-SP, coordena o curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial. Concomitantemente, trabalha como AI Product Manager no Jusbrasil. Atualmente tem liderado o desenvolvimento do motor de busca Zumbi, que é uma ferramenta para a catalogação, geração de métricas e estudo da discriminação racial e do racismo.


João Eduardo de Amorim

Cargo: Procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em São Paulo

Bio:

Bacharel em comunicação social e bacharel em direito.


José de Lima Ramos Pereira

Cargo: Procurador-Geral do Trabalho (MPT)

Bio:

Ingressou na carreira do Ministério Público do Trabalho em 1993 por concurso de provas e títulos. Graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com as Especializações em Direito Processual Civil, sob o título “Provas Ilícitas no Processo Civil”, pela UFRN e Negociação Coletiva e o Processo de Arbitragem, pelo Centro de Formação de Turim/OIT. Em 2017, concluiu mestrado em Direito pela Universidade Católica de Brasília, apresentando a dissertação “Direito fundamental à prova e as provas ilícitas no Processo Civil” e é Doutorando em Direito na UNINOVE.

No Ministério Público do Trabalho, foi promovido, por merecimento, ao cargo de Subprocurador-Geral do Trabalho. Exerceu, ainda, atividades como Procurador-Chefe das PRTs 7ª/CE, 14ª/RO, 21ª/RN e 24ª/MS, Membro da CCR (2ª Subcâmara), Coordenador Nacional da Coordenadoria Nacional de Combate às Fraudes nas Relações de Trabalho – CONAFRET, Vice-Presidente do CSMPT e participou de diversas Bancas de Concursos Públicos de Procuradoras e Procuradores do Trabalho e da Magistratura Trabalhista.


José Jorge de Carvalho

Cargo: Professor Doutor de Antropologia na Universidade de Brasília 

Bio:

Professor Titular de Antropologia da Universidade de Brasília, Pesquisador 1-A do CNPq e Coordenador do INCT de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa, do CNPq. Proponente das cotas para negros e indígenas na UnB e coordenador do Encontro de Saberes, destinado a incluir os mestres e mestras dos saberes tradicionais, (indígenas, afro-brasileiros, quilombolas, entre outros) como docentes nas universidades.


Jorge Coutinho

Cargo: Ator, radialista, diretor, produtor e roteirista

Bio:

Ator, radialista, diretor, produtor e roteirista brasileiro filiado ao Partido Republicano da Ordem Social. Dirigiu o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio de Janeiro por quatro mandatos.


Katiucha Watuze

Cargo: Diretora de Integração de Núcleos – Coletivo Pretaria

Bio:

Comunicóloga, produtora cultural, mobilizadora social e empreendedora. É formada em Comunicação Social, Pós-Graduanda em Sociologia Política e Cultura pela PUC/RJ. Curso de Extensão em Representatividade e Marcas pela ESPM Rio. Curso de Inglês concluído na Saint Joseph University – Philadelphia / PA. Atualmente é CMO do Clubinho Preto, StartUP que atua com Educação Antirracista Infanto-Juvenil, Co-fundadora do Pretaria.Org| Coletivo Pretaria e fundadora do Trabalho de Preto, uma rede de empreendedores e empresários negros. De forma colaborativa tem atuado em projetos sociais que visam o aumento da representatividade negra na Comunicação. Uma dessas atuações é o Coletivo Pretaria, projeto desenvolvido em conjunto com outras ex-alunas do curso Representatividade e Marcas, da Escola Superior de Propaganda e Marketing. Tem vasta experiência como palestrante e mediadora antirracista e atua como consultora de diversidade do setor Valor Social da Rede Globo.


Larissa Leal Lima Amorim

Cargo: Procuradora do Trabalho – MPT-BA

Bio:

Formada em Direito no ano de 2002 pela Universidade Salvador – Unifacs, com Pós Graduação pela Universidade Federal da Bahia em Processo e Direito do Trabalho em 2005. Advoguei na área Trabalhista desde da conclusão do Curso de Direito. Aprovada aos 27 anos no 13 Concurso para Procurador(a) do Trabalho, sendo lotada inicialmente em Santarém no Estado do Pará, depois fui removida para a Cidade de Patos de Minas/MG, após fui removida para a cidade de Itabuna/Ba, e finalmente em 2010 removida para a Cidade de Salvador/Ba, na PRT 5 Região. Atualmente como Vice Coordenadora Regional da COORDIGUALDADE – Coordenadoria do Ministério Público do Trabalho que promove a Igualdade de Oportunidades e eliminação da discriminação no âmbito das relações de trabalho.


Lica Oliveira

Cargo: Jornalista, Apresentadora e Atriz

Bio:

A carioca Lica Oliveira, em 21 anos como atleta, dedicou 10 anos à Seleção Brasileira Feminina de Voleibol, participando de duas edições dos Jogos Olímpicos: Los Angeles 1984 e Seul 1988.

Como Jornalista, integra a equipe de Jornalismo da Super Rádio Tupi FM, na função editora/noticiarista da emissora. Foi repórter do Telejornalismo da RedeTV; Apresentadora do programa Esporte Espetacular, na TV Globo, e Roteirista, Apresentadora e Locutora na MultiRio.

Como Atriz fez as novelas “Mulheres Apaixonadas”, “Viver a Vida” e “Em Família”, na TV Globo. No cinema: “Faroeste Caboclo”, “Um Tio Quase Perfeito” e “O Paciente”.  No Teatro: os musicais “O Bem do Mar” e “Cartola, O Mundo É Um Moinho”, as comédias românticas “Entre Nós” e “O Oráculo” além das Séries televisivas, “Questão de Família – 3ª Temporada; “Me Chama de Bruna” – 4ª Temporada” e, a ainda inédita, “Cinema de Enredo”.


Lilia Moritz Schwarcz

Bio:

É professora sênior do Departamento de Antropologia da USP e Global Scholar (até 2018) e atualmente Visiting Professor em Princeton. Publicou vários livros como:  Retrato em branco e negro (1987) , Espetáculo das raças (1993), As Barbas do Imperador (1998); A longa viagem da biblioteca dos reis (2002) , O sol do Brasil (2008); Brasil uma biografia (com Heloisa Starling, 2015), Um enigma chamado Brasil (com André Botelho), Dicionário da escravidão e da Liberdade (com Flavio Gomes), 2018; Lima Barreto triste visionário (2018);  Sobre o autoritarismo no Brasil  (2019), Bailarina da morte: a gripe espanhola de 1918 (2020), Enciclopédia Negra (com Flávio Gomes e Jaime Lauriano (2021).


Ludmila Reis Brito Lopes

Cargo: Procuradora Regional do Trabalho

Bio:

Procuradora Regional do Trabalho e Chefa de Gabinete da Vice Procuradora-  Geral do Trabalho.


Lucinéia Rosa dos Santos

Cargo: Professora de Direitos Humanos da PUC/SP

Bio:

Doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Atuação nas áreas de Direitos Humanos, Direito da Criança e do Adolescente, Prática Jurídica sobre os Direitos dos Refugiados, Gênero e Raça.


Manuel Nabais da Furriela

Cargo: Reitor da FMU-FIAM FAAM

Bio:

Reitor da FMU-FIAM FAAM, fundador da comissão do Direito do Refugiado da OAB/SP, professor convidado das universidades de Angers (França) e East London (Inglaterra), Master in International Legal Studies pela American University e em Direito Internacional pela USP. 


Márcia Campos Eurico

Cargo: Professora Adjunta Curso Serviço Social – UNIFESP Baixada Santista.

Bio:

Mestre e Doutora em Serviço Social – PUC/SP. Atualmente Professora Adjunta Curso Serviço Social – UNIFESP Baixada Santista. Coordenadora do GTP Serviço Social, Relações de Exploração e Opressão, Gênero, Raça/etnia e Sexualidades ABEPSS – Biênio 2021-2022. Integrante do Coletivo Negro SAÚDA. Autora do Livro Racismo na Infância. Atualmente realiza pesquisa de pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Direito da PUC/Rio de Janeiro sob supervisão da Professora Dra. Thula Pires.


Maria Bernadete Martins de Azevedo Figueiroa

Cargo: Procuradora de Justiça aposentada do MPPE

Bio:

Procuradora de Justiça aposentada do MPPE
Fundadora do GT Racismo do MPPE Bacharela em Direito pela Faculdade de Direito do Recife-UFPE Especialista em Direito Civil pele Faculdade de Direito do Recife-UFPE  Conselheira Técnica de notório saber do Comitê das Mulheres Negras Metropolitanas de Pernambuco.


Maria Gal

Cargo: Atriz e Apresentadora.

Bio: 

É atriz, apresentadora, palestrante, criadora de conteúdo e produtora. Já se apresentou no Brasil e exterior, com prêmio de melhor atriz no Festival de Cinema em Madrid.

Com passagens na Rede Globo, Netflix, Canal Brasil, Rede Record, atualmente trabalha com o canal de TV/SBT, é colunista de diversidade na VOGUE.

Inspirada por atores norte-americanos que produzem em formato de co-produção, Maria Gal produz com parceiros de longa experiência na área, para cinema/TV e mídias digitais conteúdos que tem sinergia com a temática racial e feminina, através de sua produtora MARIA PRODUTORA.


Martin Georg Hahn

Cargo: Diretor do Escritório da OIT no Brasil desde março de 2018.

Bio:

Ingressou na OIT em 2003, onde trabalhou com questões setoriais relacionadas aos setores marítimo, de mineração e de produção de metais básicos. Em 2006, ele passou a coordenar o trabalho da OIT nos setores de mineração e metais, particularmente em relação à promoção da Convenção sobre Segurança e Saúde em Minas, de 1995 (nº 176). Entre 2009 e 2016, Hahn também coordenou Comitês da Conferência Internacional do Trabalho sobre questões como a Recomendação nº 200, administração e inspeção do trabalho, o Protocolo de 2014, a Convenção sobre Trabalho Forçado de 1930, pequenas e médias empresas e trabalho decente em cadeias de valor globais. Cidadão alemão, Hahn possui um LL.M. na área de Direito Internacional e Comercial pela Universidade de Sheffield (Reino Unido) e é formado em Direito pela Universidade de Tübingen (Alemanha).


Maurício Stycer

Cargo: Repórter e crítico do portal UOL e colunista da Folha desde junho de 2012.

Bio:

É jornalista, formado em Economia (UFRJ) e Comunicação (PUC-RJ). Nascido no Rio de Janeiro em 1961, mudou-se para São Paulo em outubro de 1986. Desde janeiro de 2010, atua como repórter e crítico do portal UOL. É colunista da Folha desde junho de 2012. Começou a carreira no Jornal do Brasil, em 1986, passou pelo Estadão, ficou dez anos na Folha (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o Lance! e a Época, foi redator-chefe da Carta Capital, diretor editorial da Glamurama. Editor e repórter especial do iG.


Mônica de Melo

Cargo: Pró-Reitora de Cultura e Relações Comunitárias da PUC-SP.

Bio: Defensora Pública do Estado de São Paulo. Professora de Direito Constitucional nos cursos de Graduação e Especialização da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC/SP. Graduou-se em Direito na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991), onde concluiu o mestrado (1996) e doutorado (2018). É integrante do Grupo de Pesquisa “Direito, Discriminação de Gênero e Igualdade” da PUC/SP. É diretora de Relações Internacionais da Associação Brasileira dos Constitucionalistas Democráticos – ABCD. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional, atuando, principalmente nos seguintes temas: Direitos Humanos das Mulheres, Discriminação de Gênero.


Patrick Maia Merísio

Cargo: Procurador do Trabalho- MPT/SP

Bio:

Procurador do Trabalho/PRT 2ª Região (SP). Mestre em Direito e Sociologia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Diretor Pedagógico e Professor da Escola da Associação Nacional dos Procuradores e Procuradoras do Trabalho e Coordenador Nacional do Grupo de Trabalho – Nanotecnologia: Impactos na saúde e segurança do trabalho/CODEMAT/PGT


Pedro Jaime

Cargo: professor do Departamento de Administração do Centro Universitário FEI, lecionando no Programa de Mestrado e Doutorado em Administração e na Graduação em Administração; e dos cursos de Graduação em Comunicação Social da ESPM.

Bio:

Doutor em Antropologia Social pela USP e em Sociologia e Antropologia pela Université Lumière Lyon 2, com bolsa CAPES no quadro do Colégio Doutoral Franco-Brasileiro (tese escrita em co-tutela com dupla titulação, aprovada com distinção e louvor e vencedora do Prêmio Tese Destaque USP 2013 na Categoria Ciências Humanas), mestre em Antropologia Social pela UNICAMP com bolsa CAPES (dissertação aprovada com distinção e louvor) e graduado em Administração pela UFBA com bolsa de Iniciação Científica do CNPq. Atualmente é professor do Departamento de Administração do Centro Universitário FEI, lecionando no Programa de Mestrado e Doutorado em Administração e na Graduação em Administração; e dos cursos de Graduação em Comunicação Social da ESPM.


Ramatis Jacino

Cargo: Professor do Bacharelado em Economia e membro do Núcleo
de Estudos Africanos e Afro-brasileiros da Universidade Federal do ABC.

Bio:

Professor do Bacharelado em Economia e membro do Núcleo
de Estudos Africanos e Afro-brasileiros da Universidade Federal do ABC.
Mestre e doutor em História Econômica pela FFLCH/USP. Foco de pesquisa:
Transição do trabalho escravo para o trabalho assalariado e
desigualdades raciais. Autor de Branqueamento do Trabalho (2008), Transição e Exclusão (2014) e Desigualdades Raciais no Brasil (2019).


Raphael Vicente

Cargo: Coordenador Geral da Universidade Zumbi dos Palmares e Coordenador Geral da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial

Bio:

Advogado, Especialista em Direito do Trabalho, Mestre e Doutorando em Ciências Sociais pela PUC SP, Sócio Fundador da Consultoria Vicente e Vicente Associados e Coordenador da Iniciativa Empresarial pela Igualdade.

Sua carreira foi construída atuando em grandes escritórios de advocacia, atendendo grandes empresas, dos mais diversos setores, com destaque para petróleo e derivados e empresas públicas.

Raphael estuda e pesquisa o tema raça e mercado de trabalho há mais de 15 anos, inclusive, atualmente, integrando o grupo de pesquisadores do Observatório do Racismo da PUC/SP.


Renata Cristina Gonçalves dos Santos

Cargo: Professora na Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista.

Bio:

Docente da Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista, onde coordena o Núcleo de Estudos Heleieth Saffioti – Gênero, Sexualidades, Feminismos – juntamente com a Profa. Cristiane Gonçalves, e o Núcleo de Estudos Reflexos de Palmares: análise da questão racial no Brasil, em parceria com o Prof. Deivison Nkosi Faustino. É doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas, com estágio de doutorado, na École de Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris, França; tem mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e graduação em Serviço Social pelo Institut Cardijn, em Louvain-La-Neuve, Bélgica. Atualmente se dedica a pesquisar as classes sociais em sua imbricação com as relações de gênero e raça; feminismo negro; racismo no Brasil e movimentos sociais. É coordenadora, na Unifesp, do Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento. 


Rodolfo Sirol

Cargo: Presidente do Conselho de Administração do Instituto Rede Brasil do Pacto Global

Bio: Pró-Reitora de Cultura e Relações Comunitárias da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Defensora Pública do Estado de São Paulo, Professora Doutora de Direito Constitucional nos cursos de Graduação e Especialização da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC/SP. Graduou-se em Direito na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991), onde concluiu o mestrado (1996) e doutorado (2018). É vice-líder e pesquisadora do Grupo de Pesquisa “Direito, Discriminação de Gênero e Igualdade” da PUC/SP.


Ronaldo Lima dos Santos

Cargo: Procurador do Trabalho – MPT-SP

Bio:

Prof. Dr. da Faculdade de Direito da USP – DTBS. Procurador do Trabalho do Ministério Público do Trabalho – PRT/2ª Região – SP. Psicanalista pelo Instituto Sedes Sapientiae – SP.


Sebastião Vieira Caixeta

Cargo: Conselheiro Nacional do Ministério Público e Procurador Regional do Trabalho

Bio:

Sebastião Vieira Caixeta é Conselheiro Nacional do Ministério Público, Presidente da Comissão de Planejamento Estratégico, Presidente do Comitê Nacional do Ministério Público de Combate ao Trabalho em Condições Análogas à de Escravo e ao Tráfico de Pessoas, Vice-Presidente da Unidade Nacional de Capacitação do Ministério Público Procurador Regional do Trabalho da 10ª Região. É formado em Direito pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (CEUB) e especialista em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e em Direitos Humanos e Trabalho pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU). Foi aprovado em concurso público para o cargo de Procurador do Trabalho em 1999.


Simone Henrique

Cargo: Advogada do Blanchet Advogados

Bio:  

Simone Henrique é advogada, doutoranda e mestra em Direitos Humanos (USP). Especialista em Compliance pelo IBCCRIM e Universidade de Coimbra.


Tarcízio Silva

Cargo: Fellow na Fundação Mozilla

Bio:

É pesquisador, produtor cultural e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA; e realiza doutorado em Ciências Humanas e Sociais na UFABC, onde estuda imaginários sociotécnicos de resistência. Tech + Society Fellow (2020-2022) na Fundação Mozilla, atuando em promoção de segurança digital e defesa contra danos algorítmicos. Organizou publicações como “Comunidades, Algoritmos e Ativismos digitais: olhares afrodiaspóricos” (LiteraRUA, 2020), “Estudando Cultura e Comunicação com Mídias Sociais” (Editora IBPAD, 2018) e “Monitoramento e Pesquisa em Mídias Sociais: metodologias, aplicações e inovações” (Uva Limão, 2016). Fundador da Desvelar, projeto editorial de promoção de conhecimento contra-coloniais e afrodiaspóricos sobre tecnologia e sociedade.


Valdirene Silva de Assis

Cargo: Procuradora do Trabalho, Coordenadora da Coordigualdade do MPTSP, Coordenadora do Projeto Nacional de Inclusão de Jovens Negras e Negros do MPT.

Bio:

Docente da Escola Superior do Ministério Público da União-ESMPU. Membra do Grupo de Enfrentamento ao Racismo do Conselho Superior do Ministério Público- CNMP.

Integrante da delegação brasileira, na qualidade de perita técnica nas Convenções Internacionais do Trabalho nos anos de 2018 e 2019, em Genebra/Suíça, participando do processo de elaboração e aprovação da Convenção pela Eliminação da Violência e Assédio no Mundo do Trabalho /OIT.


Weber Lopes Góes

Cargo: Docente no curso do Colegiado do Curso de Serviço Social da Faculdade de Mauá (FAMA) e professor convidado do curso de Pós-graduação em Serviço Social na Faculdade Paulista de Serviço Social – Fapss, ministrando as disciplinas Sociologia do Trabalho, Sociologia da Violência e Movimentos Sociais e Cidadania.

Bio:

É Doutorando em Ciências Humanas e Sociais pela UFABC, autor do livro “Racismo e eugenia no pensamento conservador brasileiro: a proposta de povo em Renato Kehl” e integrante do Centro de Estudos Periféricos (UNIFESP-Campus Zona Leste).

09 DE SETEMBRO


Alexandre Conceição Pinto

Cargo: Regente atual das Orquestras Heliópolis Preparatória e Infantil do Instituto Bacarelli

Bio: É Bacharel em viola (Unesp) e  também  Regente da Orquestra Filarmônica Brasileira do Humanismo Ikeda da Associação Brasil Soka Gakkai Internacional. Teve aulas regulares com os maestros Maestro Carlos Moreno, Roberto Tibiriçá e Sérgio Chnee. Além disso, teve participações em laboratórios de regência tendo orientações com os maestros Isaac Karabtchevsky, Kenneth Kiesler (EUA) (ativo), Fabio Mechetti . Durantes as participações em festivais e workshops de regência, esteve à frente da Banda Sinfônica de Tatuí, Orquestra de cordas de Santana de Parnaíba, Cordas da EMESMP, Filarmônica de Goiânia, Sinfônica de Curitiba, Sinfônica de Londrina, tendo como orientadores Dario Sotelo e Matthew George (EUA), Maestros Andrea Botelho, Kirk Trevor (Ing), Neil Thomson (Ingl), Daisuke Soga (Japão). Participou da turnê pelos EUA regendo OFBHI onde realizou concertos em Santa Monica e Los Angeles (Califórnia) tendo como solista o renomado pianista Brasileiro Amaral Vieira. Regeu ao longo dos últimos 3 anos importantes concertos no Masp, Teatro Municipal de São Paulo e Sala São Paulo com as orquestras na qual hoje é titular.


Anne Vitória Nascimento

Cargo: Advogada,Vice-Presidente da Comissão de Relações Internacionais.

Bio:

Advogada,Vice-Presidente da Comissão de Relações Internacionais e membro CEBRAONU e Pacto Global do Conselho Federal da OAB.


Claudia Patrícia de Luna

Cargo: Advogada na Luna Advogados

Bio:

É graduada pela Universidade Estácio de Sá (1995), pós-graduada em Direitos Difusos e Coletivos pela Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo e em Direito Previdenciário e Acidentário pela Faculdade Legale. É especialista em violência de gênero pela Georgetown University e atua na defesa e garantias dos direitos das mulheres em situação de violência doméstica desde 1997. Membro do Conselho de Notáveis do Instituto Latino Americano de Direitos Humanos, integrou grupos de estudos sobre violência de gênero, empoderamento de mulheres e estratégias de advocacy para prevenção e enfrentamento ao racismo e discriminação racial na George Washington University, Miami University e Organização dos Estados Americanos (OEA). A advogada já integrou o Comitê Interinstitucional de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Estado de São Paulo (2005/2012), a Comissão da Mulher Advogada da Secional (2001/2003) e o Conselho Estadual da Condição Feminina de SP. Diretora executiva da Elas por Elas – Vozes e Ações das Mulheres, participa, desde 1999, do Projeto Promotoras Legais Populares do Geledés Instituto da Mulher Negra.


Claudia Rodrigues

Cargo: Presidente da União Brasileira de Mulheres (UBM) da cidade de São Paulo.

Bio:

Claudia Rodrigues, 49 anos, nasceu na periferia de Guarulhos, região metropolitana de São Paulo, em uma família humilde. Começou a trabalhar como empregada doméstica aos oito anos e também foi recepcionista, secretária e atendente em posto de gasolina. Formou-se em Educação Física em 2004, e desde então trabalha no ambiente esportivo. Nesse período, foi diretora de clube esportivo municipal na capital paulista e coordenadora do programa Bolsa Atleta do Ministério do Esporte. Atualmente trabalha no setor privado, no ramo de infraestrutura esportiva.

Quando começou a pandemia da covid-19, Claudia iniciou a campanha “Isolamento sem Fome”, uma rede de solidariedade em apoio a mulheres das comunidades onde a entidade atua, com distribuição de cestas básicas, itens de higiene, água mineral, máscaras e outros donativos que a campanha arrecada.

Claudia é também uma das organizadoras da programação anual do “Dia Internacional da Mulher” na capital paulista, assim como da campanha da ONU Mulheres “21 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência contra as Mulheres”; e do “Julho das Pretas” – que celebra o “Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha”, em 25 de julho.


Cristiane Correa de Souza Hillal

Cargo: Promotora de Justiça do MPSP. 

Bio:

Promotora de Justiça desde 1999 com atuação, especialmente, na área de defesa do patrimônio público e social e na defesa dos direitos humanos. 

Atualmente estou designada como coordenadora do Núcleo de Inclusão Social do Centro de Apoio Operacional Cível e de Tutela Coletiva do MPSP e do NUIPA – Núcleo de Incentivo em Prática Autocompositiva. Atuando, também, como Secretária das Redes de Enfrentamento do Racismo e de Valorização da Diversidade do MPSP.


Cristiano Otávio Paixão Araújo Pinto

Cargo: Subprocurador Geral do Trabalho (MPT) e Professor da UnB

Bio:

Subprocurador-Geral do Trabalho. Integrante do Coletivo Transforma MP e da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD). Professor Adjunto da Faculdade de Direito da UnB. Foi professor visitante nas universidades de Macerata e Sevilla. Coordenador dos grupos de pesquisa “Percursos, Narrativas, Fragmentos: História do Direito e do Constitucionalismo” e “Direito, História e Literatura: tempos e linguagens” (CNPq/UnB). Foi Conselheiro da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça (2012-2016) e Coordenador de Relações Institucionais da Comissão Anísio Teixeira de Memória e Verdade da UnB.


Edgard Aparecido de Moura

Cargo: Membro da Coordenação Nacional dos Agentes de Pastoral Negros do Brasil

Bio:

Consultor de Processos Empreendedores. Pesquisador de Políticas de Ações Afirmativas e Combate à Fome. Pesquisador em População Negra e Comunidade Tradicional. Coord. da Comissão Nacional de Soberania e Segurança Alimentar – Agentes de Pastoral Negros do Brasil Pós-graduado em Gestão Pública – USP

Consultor da Incubadora Azeviche Tecnologica e Social – Salvador – BA

Membro da Rede Josué de Castro do Nordeste. Membro da Rede PROINQUI

Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa Ações Afirmativas e Assistência Estudantil – UFBA.


Edna Maria Santos Roland

Cargo: Coordenadora do Grupo de Especialistas Eminentes Independentes das Nações Unidas.

Bio:

Psicóloga pela Universidade Federal de Minas Gerais, Pesquisadora Visitante do Centro de População e Desenvolvimento da Universidade de Harvard, Relatora Geral da III Conferência Mundial contra o Racismo (Conferência de Durban).


Elisa Lucinda dos Campos Gomes

Bio:  

É uma poetisa, jornalista, cantora, e atriz brasileira. Trabalhou em algumas peças, como Rosa, um Musical Brasileiro, sob direção de Domingos de Oliveira, e Bukowski, Bicho Solto no Mundo, sob direção de Ticiana Studart. Integrou o elenco do filme A Causa Secreta, de Sérgio Bianchi. Fez várias apresentações teatrais, com declamação de seus poemas, e algumas com a participação especial de Paulo José.


Elisabete Aparecida Pinto

Cargo: Professora Associada I da UFBA.

Bio:

É professora Associada I da UFBA. No período de 2017 a abril de 2020 foi liberada para UNIFESP para auxiliar na implementação do Plano De Cooperação Técnica Para Executar o Serviço Junto a Pro-Reitoria De Assuntos Estudantis na Elaboração de Programas e Projetos de Ação de Transversalição da Questão Étnico-Racial e de Gênero na Política Ações Afirmativas e Assistência Estudantil-PRAE. Foi Assessora da Pró-reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil assumindo o cargo em abril de 2013 até dezembro de 2013. A partir de dezembro de 2013 assumiu a Coordenação de Programas de Assistência Estudantil até agosto de 2014. Coordenadora do Colegiado de Graduação em Serviço Social da Universidade Federal da Bahia (Gestão 2009- 2013). Destaca nessa gestão a elaboração do Projeto Pedagógico do Curso enfatizando a transversalidade das categorias étnico-racial e de gênero.  A primeira pesquisa realizada foi original e pioneira no contexto do Serviço Social brasileiro. 


Fabíola Sucasas Negrão Covas

Cargo: Promotora de Justiça do Ministério Público de São Paulo – Membra auxiliar da Comissão dos Direitos Fundamentais do Conselho Nacional do Ministério Público.

Bio:

Titular da Promotoria de Justiça de enfrentamento a violência contra a mulher da capital – Núcleo Central. Coordenadora do Projeto de Prevenção da Violência Doméstica e familiar contra as mulheres com a Estratégia de Saúde da Família – PVDESF. Autora do livro “A vida, a saúde e a segurança das mulheres” – editora Expressa – série Mulheres fora de Série (coord. Rachel Polito e Fabiana Saad).


Fernanda Diniz Barbosa

Cargo: Procuradora do Trabalho do MPT/RJ

Bio:

Procurador do Trabalho, vice gerente nacional do Projeto Nacional de Inclusão de Jovens Negras e Negros no Mercado de Trabalho do MPT e coordenadora do Projeto no Rio de Janeiro, componente da Coordenadoria de combate à discriminação do MPT e do Comitê de Diversidade da PRT1.      


Genilson dos Santos – Mombaça

Cargo: Cantor, compositor, jornalista e ativista.

Bio:

O cantor e compositor Mombaça nasceu em uma família musical no Jardim 7 de abril, em Paciência, bairro da zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Músico, produtor fonográfico, pesquisador, diretor musical, autor teatral e jornalista, adotou seu nome artístico inspirado na cidade africana, homônima, no Quênia, Àfrica. Participou de shows, projetos e eventos ao lado de artistas de peso como Gilberto Gil, Chico Buarque, Mart’nália, Ana Carolina, Sandra de Sá e outros.


Geovana Pires

Bio:

Atriz e diretora de teatro formada pela Casa das Artes de Laranjeiras (CAL). Em 2008, fundou, com Elisa Lucinda, a Casa Poema, em que utiliza a poesia como ferramenta de ensino. Juntas, também fundaram a Companhia da Outra, cia teatral em que Geovana, além de atuar, assume a direção dos espetáculos.


Hamalli Alcantara

Cargo: Diretora Executiva na Fórum Brasil Diverso e Diretora de Produção da Revisa Raça

Bio:

Formada em Design Gráfico, trabalho há sete anos na área e, atualmente, desenvolvo um trabalho na Revista Raça, visto que a revista representa a diversidade e inclusão, temas que sempre foram meu foco.
Desenvolvo trabalhos voltados à questão racial e de gênero, seguindo o legado iniciado pelo meu pai, Maurício Pestana jornalista, desenhista, escritor e fundador do Fórum Brasil Diverso.


Hélio Santos

Bio:

Professor. Ativista e Presidente do IBD-Instituto Brasileiro da Diversidade


Iêda Leal

Cargo: Coordenadora Nacional do MNU

Bio:

Graduada em Pedagogia/PUC GO, Especialista em Métodos  Técnicas de Ensino pela Universidade Salgado de Oliveira. Ativista do Movimento Negro e do Movimento Sindical. Atualmente Secretária de Combate ao Racismo da CNTE; Secretaria de Comunicação da CUT GO; Conselheira do Conselho Estadual de Educação de Goiás/CEE-GO;   Coordenadora do Centro de Referência Negra Lélia Gonzáles;  a atual Coordenadora Nacional do MNU – Movimento Negro Unificado.


Ivair Alves Augusto dos Santos

Cargo: Diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros.

Bio:

Possui graduação em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1975), Mestrado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (1991) e Doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília (2009), Especialização em Relações Internacionais na UnB (2015). Especialização Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana- ENSP – FIOCRUZ. Atualmente é Executivo Público da Secretaria de Saúde de São Paulo. Publicou 4 livros e 5 capítulos de livros. Diretor das Relações Internacionais da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros -ABPN Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Direitos humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: Direitos Humanos, Políticas Públicas, Ações Afirmativas, Estudos sobre Africa Contemporânea, Políticas de Saúde do Trabalhador.


Jacileide Augusta Vilar

Cargo: Estudante – PUC-SP

Bio:

Ativista da terra indígena do Jaraguá e pelo direito da mulher indígena. Cursando Ciência Socioambiental na PUC SP Perdizes pelo Programa Pindorama.


Jair Nascimento Santos

Cargo: Professor, Universidade Salvador – Unifacs, UNEB

Bio:

Professor/Pesquisador. Coord. do Núcleo de Estudos Organizacionais e Tecnologias de Gestão (NEOTEG). Editor da Revista Gestão & Planejamento (G&P) – Qualis B2 e Membro da Academia Baiana de Ciência da Administração.


Jibran Yopopem Patte

Cargo: Presidente da associação Empodera At´axa.

Bio:

Indígena do Povo Laklãnõ Xokleng de Santa Catarina. Formado em Serviço Social pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó-UNOCHAPECO.


Juliana Oliveira

Cargo: CEO da Oliver Press

Bio: 

Jornalista com 15 anos de experiência, iniciou a carreira em redação de revistas. Pouco tempo depois, migrou para a área de assessoria de imprensa, especializando-se no atendimento de clientes de Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo. Nos últimos 10 anos, atuou na comunicação de mais de 400 startups. Em 2015, criou a Oliver Press, agência especializada em Comunicação Corporativa, Inovação, Diversidade e Impacto Social.


Kauê Vieira

Cargo: Hypeness – jornalista e editor 

Bio:

Nascido na periferia da zona sul de São Paulo, Kauê Vieira é jornalista desde que se conhece por gente. Apaixonado pela profissão, acumula 10 anos de carreira, com destaque para passagens pela área de cultura. Foi coordenador de comunicação do Projeto Afreaka, idealizou duas edições de um festival promovendo encontros entre Brasil e África contemporânea, além de ter participado da produção de um livro paradidático sobre o ensino de África nas Escolas. Acumula ainda duas passagens pelo Portal Terra. Atualmente atua como editor no site Hypeness.


Larissa Ferreira

Cargo: Docente na Licenciatura em Dança do Instituto Federal de Brasília/IFB

Bio:

Doutora e Mestra em Artes – Universidade de Brasília. Licenciada em Dança – Universidade Federal da Bahia. Docente na Licenciatura em Dança do Instituto Federal de Brasília/IFB. Integra o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas/NEABI da mesma instituição, onde também foi Coordenadora de Sustentabilidade, Cultura, Gênero, Raça e Estudos Afro-Brasileiros (2017-2020). É organizadora dos livros “Descolonizar o feminismo” (2019) e “Gênero em Perspectiva” (2020). Coordena o Grupo de Pesquisa Corpografias. Obras artísticas apresentadas no Brasil, Moçambique, Uruguai, Qatar, Inglaterra, Alemanha, Itália, Finlândia e EUA.


Lazara Carvalho

Cargo: Advogada no escritório Carvalho Advogados

Bio:

Mãe, advogada, ativista pela equidade racial e feminista. Pós graduada em Relações Étnico Raciais, Direito e Processo do Trabalho, Direito Previdenciário, com especialização em Direito de Família e Direito das Mulheres com ênfase em combate à Violência Doméstica. Diretora Financeira do Instituto da Advocacia Negra Brasileira – IANB, Diretora de Regionais do Movimento da Advocacia Trabalhista Independente – MATI, Conselheira do Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial do município de Osasco, Co-fundadora do Movimento ELO – Incluir e transformar, Conselheira Fiscal do Geledés Instituto da Mulher Negra.


Maria Aparecida Pinto

Cargo: Psicóloga e Terapeuta

Bio:

Pós graduação em Recursos Humanos e História da África e do Negro no Brasil Atualmente é Comendadora pela Oilpalpo/Nalimpo Ordem Internacional de Língua Portuguesa e Nações de Língua  Portuguesa; Embaixadora para a Paz: UPF – Universal Peace Federation; Coordenadora do Núcleo Gênero e Etnia da Virada Feminina; Conselheira: Consocial – Conselho Superior de Responsabilidade Social da Fiesp; Ex Conselheira: CPDCN – Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de São Paulo; Coordenadora do Comitê de Etnia da OBME – Organização Brasileira de Mulheres Empresárias; Conselheira do Instituto União Afro Brasil e Vereadora Suplente de São Paulo.


Maria Sylvia de Oliveira

Cargo: Advogada

Bio:

Graduada em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, no ano de 1994, em São Paulo. Mestranda no programa de Pós-Graduação em Humanidades, Direitos e outras Legitimidades – Diversitas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/USP. Ativista de Direitos Humanos – atua em questões de Gênero, Raça e Etnia, no enfrentamento à violência contra a mulher e violência doméstica e familiar; Sócia efetiva do Geledès-Instituto da Mulher Negra, organização onde atualmente ocupa o cargo de Coord.de Política de Promoção de Igualdade de Gênero e Raça, no triênio 2021/2024.


Maryana Cavalcanti

Cargo: Professora de percussão para as turmas iniciantes do Instituto Baccarelli em Heliópolis.

Bio: Percussionista orquestral nascida e criada em Heliópolis, onde ainda mora, que se formou no instituto mas depois fez outros cursos, até fora do Brasil. Hoje ela dá aula de percussão para as turmas iniciantes do Instituto Baccarelli em Heliópolis e outras escolas de São Paulo.


Mylene Pereira Ramos

Cargo: Juíza do Trabalho no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (aposentada).

Bio:

Atua como Palestrante em eventos no Brasil e Exterior em temas ligados ao Direito do Trabalho, Racismo e Discriminação Racial, Feminismo, Trabalho Escravo, Assédio Moral e Processual, Trabalho de Imigrantes, Bullying, dentre outros.


Nálida Coelho Monte

Cargo: Defensora Pública do Estado de São Paulo

Bio:

Defensora Pública do Estado de São Paulo, com atuação na área de violência doméstica e familiar em favor da vítima e atualmente na coordenação auxiliar do NUDEM.


Rene Silva

Cargo: Jornalista e fundador do Jornal “Voz das Comunidades”

Bio: jornalista e fundador do Jornal “Voz das Comunidades”, organização não governamental e jornal comunitário que traz notícias das favelas do Rio de Janeiro. Foi reconhecido como um dos negros com menos de 40 anos mais influentes do mundo.


Rubia Mara

Cargo: Diretora da Evidência Paralella

Bio:

Diretora da Evidência Paralella, agência há sete anos em Cidade Tiradentes, especialista no mercado do funk, afroem-preendedorismo e diversidade de gênero. Os principais trabalhos foram a assessoria da festa Batekoo na revista Vogue e do Mc Kauan na revista Vice. Em 2018
tive sua vida e trabalho registrados em livro no projeto Biografias Colaborativas, através da empresa Sanofi e agência NBS. No período da
Pandemia criou o #UrgênciaCorona na qual distribui alimentos, álcool
gel, teste do COVID entre outros.


Rute Reis

Cargo: Diretora de escola pública e professora.

Bio:

Tem experiência na área de Educação, com ênfase em sociologia da educação, metodologia científica, relações étnico raciais e de gênero e política educacional. Participou do projeto de pesquisa intitulado Homens nas margens: idade, etnicidade, orientação sexual e trajetórias profissionais na construção de masculinidades não hegemônicas. Diretora de escola pública e professora.


Suellen Rodrigues

Cargo: Gerente Sr de Valor em Saúde LATAM

Bio:

Suellen Rodrigues é mulher negra brasileira, farmacêutica, com experiências em áreas regulatórias e estratégicas na Indústria Farmacêutica há 16 anos.

Parte da área médica da indústria farmacêutica MSD desde 2016, atualmente dedicada a Valor em Saúde LATAM. Possuí especialização em Farmacologia Clínica, Avaliação de Tecnologias em Saúde, MBA em Relações Governamentais pela FGV e é Mestranda em Políticas Públicas Internacionais pela Queen Mary Universtity of London.


Tadeu Kaçula

Cargo: Presidente do Instituto Cultural Samba Autêntico

Bio:

É sociólogo e pesquisador, presidente do Instituto Cultural Samba Autêntico, que tem como trabalho pesquisar, preservar, valorizar e divulgar a história do samba paulista. Mestrando – PPG Mudança Social e Participação Política / Social – Universidade de São Paulo.


Val Perré

Bio:

Ator principal da peça “Solano, Vento Forte Africano”, Val Perré se dedica à carreira artística desde 1992. Baiano de Acupe, município de Santo Amaro da Purificação, onde viveu até os 15 anos, o artista se mudou para o Rio de Janeiro para se dedicar ao teatro, TV e cinema. Já atuou em diversas novelas e séries, entre elas “Insensato Coração” (2011), “Ti Ti Ti” (2011), “O Relógio da Aventura” (2011), “Viver a vida” (2009/2010), “Amazônia de Galvez a Chico Mendes” (2006), “Desejo proibido” (2008), “Força Tarefa” (2008/2009), “Faça sua História” (2008) e “Guerra e Paz”, todos pela TV Globo.


Valter Roberto Silvério

Cargo: Professor da Universidade Federal de São Carlos São Carlos

Bio:

Doutor em Sociologia (Universidade Estadual de Campinas) e
Professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Carlos.

10 DE SETEMBRO


Alexandre Gibotti

Cargo: Diretor Executivo da Abap – Associação Brasileira de Agências de Publicidade

Bio:

Diretor executivo da ABAP – Associação Brasileira de Agências de Publicidade desde agosto 2018. Anteriormente foi um dos fundadores e atuou por 10 anos como diretor executivo da ABRADi – Associação Brasileira dos Agentes Digitais. Foi diretor de mobile marketing da Spring Wireless, diretor comercial da POS TV (primeira rede de tv indoor por streaming no país), diretor de mídia digital da Ogilvy Brasil, diretor comercial da StarMedia Networks (primeira empresa de Internet latino-americana a realizar um IPO na Nasdaq) e co-fundador da Hipermídia Agência Digital (a primeira agência digital brasileira). Cursou Publicidade e Rádio/TV na USP e MBA em Varejo pela FIA/USP.


Ângela Guimarães

Cargo: Presidenta Nacional da Unegro

Bio:

Licenciada em Sociologia pela Universidade Federal da Bahia. Em Salvador iniciou sua trajetória política no movimento estudantil onde participou das diversas lutas da juventude, em especial da juventude negra na luta por direitos relacionados à educação e por cotas raciais no ensino superior público, luta por direito à mobilidade urbana e contra o aumento de tarifas na reconhecida Revolta do Buzu, pela ampliação da participação das mulheres na política e contra o extermínio da juventude negra. Por três anos (2005 a 2007) atuou na gestão pública como Diretora do Departamento de Ações para a Reparação Social do município de São Sebastião do Passé, na RMS, responsável pela implementação de políticas públicas para as mulheres, juventude e população negra. Entre 2007-2015 integrou o Conselho Nacional de Juventude onde coordenou o GT Juventude Negra responsável por formular e encaminhar as políticas públicas voltadas ao enfrentamento do extermínio da juventude negra que deram origem ao Plano Juventude Viva.


Ângela Pires Terto

Cargo: Assessora de Direitos Humanos do Escritório do Coordenador Residente do Sistema Nações Unidas no Brasil

Bio:

Assessora de Direitos Humanos do Escritório do Coordenador Residente do Sistema Nações Unidas no Brasil e também vinculada ao Escritório Regional para América do Sul do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos. Ela é graduada em Direito pela Universidade de Brasília, tem mestrado em Direito Internacional dos Direitos Humanos e Direito Humanitário pela Universidade de Essex, no Reino Unido, e doutorado em Cooperação Internacional para o Desenvolvimento pela Universidade de Brasília.


Anna Lyvia Ribeiro

Cargo: Conselheira Secional da OAB SP no triênio 2019/2021

BIO: Advogada. Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie – UPM. Conselheira Secional da OAB SP no triênio 2019/2021. Presidente da Comissão Permanente da Advocacia Assalariada e Vice-Presidente da Comissão Especial de Direito Imobiliário, ambas da OAB SP. Autora do livro “Racismo Estrutural e Aquisição da Propriedade”.


Camila Fidélis

Cargo: Diretora de Cultura e Pessoas – D&I / Agência Africa

Bio:

Psicóloga. Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas. Atuando há 17 anos em Recursos Humanos em empresas de diversos seguimentos e multinacionais. Vivência em processos de Atração de Talentos e Performance. Hoje é uma das principais responsáveis do Comitê de Diversidade da agência Africa o Pangeia.


Carlos José Santos da Silva (Cajé)

Cargo: Sócio de Machado Meyer Advogados e Presidente Nacional do Conselho Diretor do CESA – Centro de Estudos das Sociedades de Advogados

Bio:

Formado em direito pela Faculdade de Direito da USP e especialista lato sensu em Direito Empresarial pela PUC-SP e pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas fez o programa avançado de formação, com ênfase em Administração e, pela mesma faculdade, fez o curso de extensão universitária em Administração de Serviços Jurídicos. É membro IAB, AASP, IASP, Instituto Brasileiro de Energia – IBDE, International Bar Association (IBA) e da UIA – Union Internationale des Avocats.  Reconhecido pela edição da publicação Latin Lawyer 250 em Pro Bono e na 10th Edition of The Best Lawyers in Brazil em Corporate e M&A. Em 2017 foi indicado pelo Instituto Identidade do Brasil ID_BR com um dos 3 executivos brasileiros na categoria Liderança e Influência no incentivo a empregabilidade entre empresas e profissionais negros.


Cintia Cristina Silva de Araújo

Cargo: Professora em Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras – FIPECAFI

Bio:

Possuo doutorado em Administração e mestrado em Administração com ênfase em Gerenciamento de Projetos na Universidade Nove de Julho, localizada em São Paulo. Professora e pesquisadora em Administração com 18 anos de experiência em ambiente corporativo – trabalhei em multinacionais como Accenture, Itaú e Telefónica. Tenho atuado na docência e já publiquei artigos em periódicos e conferências internacionais de significativo impacto científico Atualmente, tenho me dedicado à pesquisa da gestão da diversidade e do impacto das relações raciais no âmbito corporativo.


Cris Guterres

Meteora Agency


Dagoberto José Fonseca

Cargo: Atualmente é docente da Faculdade de Ciências e Letras – UNESP, Departamento de Antropologia, Política e Filosofia, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais.

Bio:

Possui graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987), mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994), doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000), pós-doutorado em Educação pela Universidade de Campinas (2009) e Livre Docente em Antropologia Brasileira pela Faculdade de Ciências e Letras-UNESP-Campus de Araraquara (2014). Atualmente é docente da Faculdade de Ciências e Letras – UNESP, Departamento de Antropologia, Política e Filosofia, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais – Campus de Araraquara; membro do Programa de Pós-Graduado Dottorato in Scienze Umane da l’Università degli Studi di Perugia (Italia) e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (Campus Franca-UNESP). 


Dalila de Souza

Cargo: Professora Associada departamento de história do Spelman College Atlanta, Georgia, EUA.

Bio:

Ministrou cursos de História da América Latina; na diáspora africana; e na História da Medicina Como chefe de departamento, gerenciei as programações do corpo docente; professores contratados e avaliados; currículo desenvolvido para maiores e menores; fortalecimento das relações entre o departamento e outros departamentos para o desenvolvimento do currículo interdisciplinar; escreveu relatórios; e relatórios de departamento preparados para SACS Review em 2009-2010. Trabalhos apresentados em conferências nacionais e internacionais nos Estados Unidos; Brasil; Espanha; e Moçambique. Coordenou a delegação brasileira para uma conferência internacional sobre HIV / Aids no Spelman College em junho de 2004 Especialidades: História da Medicina; História da Diáspora Africana; Brasil; História intelectual sobre raça, classe e gênero Construindo pontes entre organizações acadêmicas e comunitárias.


Danilca Rodrigues Galdini

Cia de Talentos


Eduardo Varandas Araruna

Cargo: Procurador do Trabalho – MPT/PB

Bio:

Procurador do Trabalho na Paraíba, Membro da Coordenadoria Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, Presidente do subcomitê LGBTQIA+ do Ministério Público do Trabalho. É especialista em Direito do Trabalho pela Escola Superior da Magistratura Trabalhista, Especialista e Mestre em ciências Jurídico-Processuais pela Universidade de Coimbra.


Elisabete Aparecida Pinto

Cargo: Professora Associada I da UFBA.

Bio:

É professora Associada I da UFBA. No período de 2017 a abril de 2020 foi liberada para UNIFESP para auxiliar na implementação do Plano De Cooperação Técnica Para Executar o Serviço Junto a Pro-Reitoria De Assuntos Estudantis na Elaboração de Programas e Projetos de Ação de Transversalição da Questão Étnico-Racial e de Gênero na Política Ações Afirmativas e Assistência Estudantil-PRAE. Foi Assessora da Pró-reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil assumindo o cargo em abril de 2013 até dezembro de 2013. A partir de dezembro de 2013 assumiu a Coordenação de Programas de Assistência Estudantil até agosto de 2014. Coordenadora do Colegiado de Graduação em Serviço Social da Universidade Federal da Bahia (Gestão 2009- 2013). Destaca nessa gestão a elaboração do Projeto Pedagógico do Curso enfatizando a transversalidade das categorias étnico-racial e de gênero.  A primeira pesquisa realizada foi original e pioneira no contexto do Serviço Social brasileiro. 


Elizabete Leite Scheibmayr

Cargo: Advogada-sócia do escritório Scheibmayr Advogados

Bio:

Uma das líderes dos Comitês de Igualdade Racial e Combate à Violência contra a Mulher. É matemática, advogada, co-fundadora da Uzoma Diversidade Cultura e Educação, palestrante sobre os temas diversidade, liderança feminina e violência contra a mulher. Scheibmayr é também mentora do Programa Pulsar da Fundação Éveris e do Programa Nós por Elas do IVG.


Felipe Diniz Farah

Agência África


Flávia Oliveira

Cargo: comentarista na Globo News, colunista no jornal O Globo e na rádio CBN.

Bio:

Jornalista,  comentarista na GloboNews, colunista no jornal O Globo e na rádio CBN. É podcaster no Angu de Grilo com a filha Isabela Reis, também jornalista.


Frei David dos Santos

Cargo: Diretor Executivo da EDUCAFRO BRASIL

Bio:

É Diretor Executivo da EDUCAFRO BRASIL – rede de pré-vestibulares comunitários que atua no Brasil há mais de 40 anos. As três principais lutas empreendidas são: 1) inclusão nas universidades públicas e particulares, através de ações afirmativas; 2) Inclusão nos concursos públicos através de cotas; 3) Metas de inclusão nas empresas particulares. Há mais de 40 anos dedica-se a trabalhos populares, sobretudo na área da Educação para afro-brasileiros. Ultimamente tem feito forte investimento humano e financeiro na EDUCAFROtech, curso intensivo de 3 meses onde o aluno recebe bolsa para estudar TI. Fundou o MED-AFRO, curso voltado para inclusão de negro(a)s nos cursos de Medicina. Uma de suas alunas, aprovada em MEDICINA na USP, está na matéria de capa do Jornal ESTADAO de 6/6/2021. Frei David Santos é Teólogo e Filósofo, sendo Ordenado Padre em 1983. Ajudou na criação e solidificação do PROUNI – programa do Governo Federal que coloca nas universidades particulares, através de Cotas, Afro-brasileiros e outros pobres. Esse programa, em cinco anos, colocou mais negros nas Universidades particulares que nos 500 anos anteriores.


Helen Pedroso

Mini Bio

Formada em Psicologia pela PUC-SP, atualmente cursando o MBA em Gestão de Saúde na FGV-Rio, tem MBA em Gestão de Negócios Sustentáveis pela UFF, especialização em Liderança Executiva para o Terceiro Setor pela Kellogg University em Chicago/USA e é certificada pela Board Source sobre engajamento de Conselhos. Apesar de não concluído, cursou um ano do Mestrado em Serviço Social pela Universidade George Mason nos EUA. Com grande experiência na área Social, atuou nacional e internacionalmente em diversas organizações sociais incluindo Instituto Coca-Cola Brasil, ONG Melwood/ EUA, CIEDS, Fundação Xuxa Meneghel, SESC-Rio e como gestora de projetos sociais na Secretaria Estadual de Ação Social e Cidadania do Rio de Janeiro. Foi membro Fundadora do Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial e é Diretora Administrativa voluntária da Fundação Angélica Goulart. A partir de 2016 foi gerente geral do Instituto Ronald McDonald sendo responsável pelo acompanhamento e desempenho do planejamento estratégico, de recursos e gestão captação do orçamento da organização, tomando decisões que impulsionam resultados e o cumprimento da causa social de “Promover a saúde e a qualidade de vida de crianças e adolescentes com câncer”. Em 2020 foi promovida para função de Diretora Executiva tendo como missão administrar a organização e projetar seu crescimento nos próximos anos. Em 2021, assumiu a Diretoria Institucional da United Nations Global Compact Brasil.


Humberto Adami dos Santos Junior

Cargo: Diretor IARA- Instituto de Advocacia Racial e Ambiental.

Bio:

Presidente Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra no Brasil do CFOAB. Presidente da Comissão Estadual da Verdade sobre a Escravidão Negra da Seccional da OAB/RJ. Presidente CIR IAB Comissão da Igualdade Racial do Instituto dos Advogados Brasileiros e Diretor do IARA Instituto dos Advogados Brasileiros.


Iêda Leal

Cargo: Coordenadora Nacional do MNU

Bio:

Graduada em Pedagogia/PUC GO, Especialista em Métodos  Técnicas de Ensino pela Universidade Salgado de Oliveira. Ativista do Movimento Negro e do Movimento Sindical. Atualmente Secretária de Combate ao Racismo da CNTE; Secretaria de Comunicação da CUT GO; Conselheira do Conselho Estadual de Educação de Goiás/CEE-GO;   Coordenadora do Centro de Referência Negra Lélia Gonzáles;  a atual Coordenadora Nacional do MNU – Movimento Negro Unificado.


Jaqueline Gomes de Jesus

Cargo: Professora de Psicologia do Instituto Federal do Rio de Janeiro – IFRJ.

Bio:

Doutora em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília – UnB. Pós-Doutora pela Escola Superior de Ciências Sociais da Fundação Getúlio Vargas – CPDOC/FGV Rio. Pesquisadora-Líder do ODARA – Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Cultura, Identidade e Diversidade (IFRJ). Pesquisa, leciona e publica nas áreas de saúde do trabalhador, gestão da diversidade, trabalho, identidade social e movimentos sociais, com ênfase em gênero e feminismo, orientação sexual e cor/raça. Assessora Técnica da Presidência da República (2011), atuou no Departamento de Saúde, Previdência e Benefícios do Ministério do Planejamento (2008-2010), ocupou o cargo de Assessora de Diversidade e Apoio aos Cotistas e Coordenadora do Centro de Convivência Negra da UnB (2006-2008). Foi Conselheira do Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (gestão 2013-2016).


João Jorge Santos Rodrigues

Cargo: Presidente do Olodum

Bio:

Mestre em Direito Público pela UnB, Presidente do Olodum, Ex-membro do conselho curador da Empresa Brasileira de Comunicação EBC, Ex-Diretor da fundação Gregório de Mattos, Produtor cultural, poeta e escritor, ex-colunista do Jornal A Tarde. Um dos fundadores e idealizador do SOS RACISMO – Bahia em 1990 após a visita de Harlem Desir a Bahia. Articulador da luta por políticas de ação afirmativa em Salvador através da campanha de “reparação já “no âmbito municipal por mais políticas de ações afirmativas para os afrodescendentes.


José Henrique Viégas Lemos

UNEafro


Kabengele Munanga

Cargo: Professor visitante sênior da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia UFRB,

Bio:   

Brasileiro por naturalização desde 1985, Kabengele Munanga nasceu na República Democrática do Congo, onde se graduou em Antropologia Social e Cultural pela Universidade Oficial do Congo (1964-1969). Foi nessa Universidade que iniciou sua carreira acadêmica como Professor Assistente (1969-1975). Em 1969 recebeu uma bolsa de estudos do governo belga (OCD) para iniciar seus estudos de Pós-Graduação na Universidade Católica de Louvain, Bélgica, onde permaneceu de 1969 a 1971. Nesse tempo, foi pesquisador no Museu Real da África Central em Tervuren (Bruxelas) onde se especializou em estudo das artes africanas tradicionais. No entanto, por questões relacionadas à ditadura militar instalada em seu país, teve que voltar sem terminar o doutorado. Entre os anos de 1975 a 1977, com bolsa concedida pela Universidade de São Paulo, conclui seu doutorado na USP em Ciências Humanas (área de concentração em Antropologia Social). Foi professor visitante na Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1977) na Universidade Candido Mendes(1977) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal (1979-1980) na Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo, Moçambique(1999), professor associado na Universidade de Montreal, Canadá (2005-2010), onde ministrou seminários além de orientar projetos de mestrado e teses de doutoramento na Faculdade da Ciência das religiões. Fez a maior parte de sua carreira acadêmica como professor efetivo na Universidade de São Paulo, de 1980-2012, de onde se aposentou como Professor Titular, atuando principalmente nas áreas de Antropologia da África e da População Afro-brasileira, com enfoque nos seguintes temas: racismo, políticas e discursos antirracistas, negritude, identidade negra versus identidade nacional, multiculturalismo e educação das relações étnico-raciais.

É autor de mais de 150 publicações entre livros, capítulos de livros e artigos científicos Foi um dos protagonistas intelectuais negros no debate nacional em defesa das cotas e políticas afirmativas.


Lilene Cristiane Ruy

CIEE


Marco Antonio Delfino de Almeida

Cargo: Procurador da República –  MPF

Bio:

Especialista em Direito Constitucional, Mestre em Antropologia Social e Doutorando em História Indígena. Atuação profissional e acadêmica na proteção e reparação de violações de Direitos Humanos de Povos Indígenas, Comunidades Quilombolas e Populações Tradicionais. Atuação profissional na Proteção ao Meio Ambiente com enfoque na autorização e uso de agrotóxicos. Especialista em Direito Constitucional pela Uniderp. Mestre em Antropologia Social pela UFGD e Doutorando em História Indígena pela UFGD.


Marcus Vinicius de Jesus Bomfim

Cargo: Professor da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – FECAP

Bio:

É Mestre em Ciências da Comunicação pela USP, Doutorando em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Professor da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – FECAP. Membro do CiteLab – Laboratório de Investigação em Ciência, Inovação, Tecnologia e Educação da UFF e do Comitê Brasil UNESCO MIL Alliance.


Maria Lucia Da Silva

Bio:

Jornalista. Mestre em Comunicação e Semiótica. Doutorado em Educação. Professora em cursos de Jornalismo. Pesquisadora e Coordenadora do NERA.


Maria Sylvia Oliveira

Cargo: Advogada e Sócia efetiva do Geledès-Instituto da Mulher Negra

Bio:

Advogada. Graduada em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, no ano de 1994, em São Paulo. Mestranda no programa de Pós-Graduação em Humanidades, Direitos e outras Legitimidades – Diversitas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/USP. Ativista de Direitos Humanos – atua em questões de Gênero, Raça e Etnia, no enfrentamento à violência contra a mulher e violência doméstica e familiar. Sócia efetiva do Geledès-Instituto da Mulher Negra, organização onde atualmente ocupa o cargo de Coord.de Política de Promoção de Igualdade de Gênero e Raça, no triênio 2021/2024.


Michel França

Cargo: Coordenador do Núcleo de Estudos Raciais do INSPER.

Bio:

Michael França é ciclista, economista, pesquisador do Insper e colunista da Folha de São Paulo.


Maurício Pestana

Cargo: Diretor-executivo da Revista Raça

Bio:  

Jornalista, publicitário, cartunista e escritor, e referência na produção de materiais didáticos nas áreas de diversidade, cidadania e direitos humanos. Ele foi secretário de Promoção da Igualdade Racial da cidade de São Paulo e, atualmente, é diretor-executivo da Revista Raça.


Mirtes Aparecida dos Santos

Cargo: Professora do Departamento de Direito da Universidade de Santiago, em Cabo Verde

Bio:

É Quilombola da Comunidade do Angelim II, Território do Sapê do Norte em Conceição da Barra – ES, e Professora do Departamento de Direito da Universidade de Santiago, em Cabo Verde – África. É Mestra em Ciências Jurídicas e Sociais no Programa de pós-graduação em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense – PPGSD-UFF, onde atuou como Professora/Pesquisadora e defendeu a dissertação intitulada “PÓS-DURBAN”: A IMPORTÂNCIA DA CONFERÊNCIA MUNDIAL DE DURBAN PARA O COMBATE AO RACISMO NO BRASIL (2001-2014). Bacharel em Direito pela Faculdade Batista de Vitória-ES, com Especialização em Direitos Humanos e Gestão de Políticas Públicas de Gênero e Raça – Universidade Federal do Espírito Santo.


Otávio Brito Lopes

Cargo: Advogado e Subprocurador Geral do Trabalho (aposentado)

Bio:

Graduou-se bacharel em Direito pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (UNICEUB). Pós-graduação de Direito do UNICEUB, da Associação de Ensino Unificado de Brasília (AEUDF), da Escola Superior da Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção do Distrito Federal e da Universidade Presbiteriana Mackenzie de Brasília, nas disciplinas Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Direito Constitucional. Foi, ainda, Vice-Procurador-Geral do Trabalho (setembro de 2003 a agosto de 2007) e Procurador-Geral do Trabalho (agosto de 2007 a agosto de 2011).


Otávio Toledo

Instituto Rede Brasil do Pacto Global


Patrício Batsîkama

Cargo: Chefe de Departement d’Anthropologie Politique na empresa Laboratoire d’Anthropologie de la Renaissance Africaine

Bio:  

Angolano, historiador, docente universitário e pesquisador sobre questões gerais e da história de Angola, sua pesquisa envolve principalmente o ensino das línguas nacionais de origem africana.
É autor de várias obras sobre a história de Angola e de África, entre as quais se destacam “O Reino do Kongo e a sua Origem Meridional”, “Makela ma Zombo”, “Nação, Nacionalidade e Nacionalismo em Angola”, “Introdução a História das Artes em África”.


Paula Sales

Mini Bio

Formada em Comércio Exterior pela Anhembi Morumbi e cursando a segunda graduação em Administração pela ESPM. Coordenadora da área de Reparação Social na 99jobs, trabalho para que mais pessoas de grupos minorizados possam ocupar todos os espaços que quiserem e trabalharem com aquilo que amam.


Pedro Javier Aguerre Hughes

PUC/SP


Rachel Quintiliano

Cargo: Idealizadora, roteirista e locutora do podcast Mundo da Rua

Bio:

Jornalista, pós-graduada em comunicação e saúde, com experiência em gestão de comunicação, gestão de mudança; assessoria de imprensa, gerenciamento de crises, mídias sociais, planejamento estratégico, enfrentamento as desigualdades de gênero, raça e etnia, diversidade e promoção da saúde.


Rafael Alves de Albuquerque Tavares

Cargo: Consultor do Banco Mundial e Pesquisador

Bio:

É doutor em Teoria Econômica pela Universidade de São Paulo; foi pesquisador visitante na Wharton School da Universidade da Pennsylvania. É consultor junto ao Banco Mundial como especialista em finanças públicas e governança e desenvolve pesquisas na área de economia política e desigualdade.


Raphaella Martins Antonio

Cargo: Gerente Creative X do Facebook

Bio:

Publicitária, pós-graduada em Marketing na ESPM, com mais de 19 anos de experiência no mercado, eleita em 2019 pela YouPix uma das 15 pessoas que mais contribuíram com o mercado de conteúdo e influência no Brasil. Uma das homenageadas no Women to Watch Brasil 2021, começou sua carreira atendendo grandes corporações, com passagem pela AVON onde atuou na comunicação para toda América Latina e também pela J Walter Thompson sendo uma das idealizadoras do 20/20, primeiro programa de equidade racial na indústria brasileira de comunicação. Em passagem pela TV Globo, foi responsável pela estratégia de conteúdo dos principais anunciantes do país e hoje atua no Creative X do Facebook, desenvolvendo estratégias criativas globais com relevância local para os seus aplicativos no mercado brasileiro.


Salcy Lima

Cargo: Apresentadora do “JR 24 Horas”,

Bio:

Jornalista e apresentadora na Record TV. Começou a carreira na Record TV Belém, onde foi repórter e apresentadora dos jornais locais até receber o convite para integrar a equipe da emissora em São Paulo, há sete anos. Já foi âncora do principal telejornal das manhãs da Record TV, O “Fala Brasil”, e atualmente, é uma das apresentadoras do “Jornal da Record”.


Sofia Esteves

Cia de Talentos


Teodora Hurtado

Cargo: Professora e Pesquisadora, DPTO de Estudos Sociais, Divisão de Ciências Sociais e Humanas, Universidade de Guanajuato, Campus León. Membro do Sistema Nacional de Pesquisa SNI-I

Bio:

Graduada em Sociólogo desde 1996 pela Universidad del Valle. Cali, Colômbia. Mestre em População com Especialização em População e Saúde pela Faculdade Ciências Sociais da América Latina (FLACSO), México. Doutorado em Estudos Sociais na Linha de Estudos do Trabalho pela Universidade Autônoma Metropolitana (UAM), sede de Iztapalapa.


Thaís Dumêt Faria

Cargo: Oficial Técnica em Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho para América Latina e Caribe – OIT

Bio:

Advogada, mestre e doutora em Direito pela UnB. Oficial Técnica em Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho para América Latina e Caribe da OIT, onde trabalha desde 2004. Tem experiência e artigos publicados na área de Direitos Humanos, História do Direito, Trabalho Decente, Gênero, Discriminação, Trabalho Infantil, Trabalho Forçado, Tráfico de Pessoas, dentre outros. Autora do livro: História de um silêncio eloquente: construção do estereótipo feminino e criminalização das mulheres no Brasil.


Thiago Victoriano Gomes

Agência África


Valdirene Silva de Assis

Cargo: Procuradora do Trabalho, Coordenadora da Coordigualdade do MPTSP, Coordenadora do Projeto Nacional de Inclusão de Jovens Negras e Negros do MPT.

Bio:

Docente da Escola Superior do Ministério Público da União-ESMPU. Membra do Grupo de Enfrentamento ao Racismo do Conselho Superior do Ministério Público- CNMP.

Integrante da delegação brasileira, na qualidade de perita técnica nas Convenções Internacionais do Trabalho nos anos de 2018 e 2019, em Genebra/Suíça, participando do processo de elaboração e aprovação da Convenção pela Eliminação da Violência e Assédio no Mundo do Trabalho /OIT.


Wellington Aparecido Santos Lopes

Cargo: Coordenador do Núcleo XI de Agosto de Educação, Cultura e Direitos Humanos da Uneafro Brasil e compõe o conselho geral da Uneafro Brasil.

Bio:

Formado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Coordenador do Núcleo XI de Agosto de Educação, Cultura e Direitos Humanos da Uneafro Brasil, compõe a Coalizão Negras por Direitos e a Associação Brasileira de Combate às Desigualdades (ABCD). Também coordena o projeto da TV Uneafro, promovendo comunicação nas periferias do Estado de São Paulo